dom_orlando_brandesPor Monsenhor Bernard Carmel Gafá

No dia 10 de maio de 2006, Dom Orlando Brandes foi nomeado novo Arcebispo de Londrina. Com sentimento de alegria e muito emocionado, Dom Albano anunciou naquela manhã o nome do novo Arcebispo, nomeado para nossa Arquidiocese: Dom Orlando Brandes. “Bendito que vem em nome do Senhor”

Dom Orlando nasceu em Urubici – SC, no dia 13/04/1946, ordenado Padre dia 06/07/1974 e ordenado Bispo dia 05/06/1994, em Joinville. Sua posse como Arcebispo de Londrina foi marcada para o dia 23 de julho, às 9h30 na Catedral Metropolitana de Londrina.

Dom Orlando manteve o primeiro encontro com o clero de Londrina durante o retiro nos dias 05 e 08 de junho na cidade de Doutor Camargo, quando entregou uma mensagem especial para o seu novo rebanho. “Venho para Londrina com desejo de continuar todas as belas iniciativas e o vigor pastoral da Arquidiocese que até agora teve eminentes pastores. Fui aluno de Dom Albano e sou grato a ele pelo testemunho de vida, sua sabedoria, seu amor à Igreja, seu humanismo e firmeza de espírito. Peço a todos muita oração. Vamos trabalhar juntos numa espiritualidade de comunhão salvando sempre o dom inestimável da unidade.”

Na Catedral de Londrina no dia 23/07/2006  foi realizada uma Missa Solene, com a presença do núncio apostólico Dom Lorenzo Baldisseri, Dom Geraldo Majella Agnelo que era presidente da CNBB, Dom Albano Cavallin, bispos de todo Paraná, Santa Catarina e inúmeras autoridades. Proclamei a Bula Pontifícia da nomeação de Dom Orlando para todos que estavam presentes.

Dez anos passaram. Uma notícia nos pegou de surpresa no dia 16 de novembro de 2016, numa quarta-feira, quando recebemos a nomeação de Dom Orlando como Arcebispo de Aparecida, sucedendo o Cardeal Dom Raimundo Damasceno. A sua posse ficou marcada para o dia 21 de janeiro de 2017. Em Londrina faremos uma Missa de despedida no dia 15 de janeiro.
Dez anos em Londrina com muito trabalho e dedicação. Dom Orlando vai ser lembrado pelo seu entusiasmo em proclamar o Evangelho. Ele é mestre em fazer resumos de documentos do Santo Padre, o Papa. Escrevia vários artigos, transmitia mensagens na Rádio Alvorada todo dia e na Rede Vida. Ele é entusiasta das Santas Missões Populares que estão em andamento por sua iniciativa e incentivo. Tivemos grandes concentrações no Moringão , no Centro de Eventos e outros locais, reunindo crismandos, missionários, pastorais, e o povo em geral. Está em andamento a organização do 14º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base para o ano de 2018, que receberá autoridades e agentes de pastoral do Brasil inteiro. Continuando o projeto Dia da Palavra de Dom Albano, ele instituiu os Grupos Bíblicos de Reflexão, colocando a Bíblia nas mãos do povo, reunindo os cristãos em pequenas células de fé e fraternidade. Para os padres, sempre promoveu cursos de atualização teológica e retiros em cada semestre. Na parte administrativa ele construiu uma nova ala na Casa de Retiros Emaús, possibilitando a realização de retiros para as Dioceses com quartos individuais bem confortáveis. Foi também o idealizador da casa para os padres idosos ou enfermos no fundo do Seminário Paulo VI. Isso mostra o respeito e gratidão que ele tem por padres que dedicaram sua vida à Igreja de Londrina.

Não é possível citar tantas iniciativas pastorais que animaram o Povo Católico da nossa Arquidiocese.
Por tudo isso queremos agradecer Dom Orlando Brandes, que não mediu esforços para cuidar do rebanho a ele confiado por Deus. E agora pedir a Deus que o abençoe na nova missão que ele vai receber. Sabemos que não é fácil largar tudo e ir para um lugar novo, e desconhecido. Largar os amigos, os conhecidos, e partir sozinho… como Abraão para o lugar que Deus lhe indicou. Precisa coragem e uma grande dose de desprendimento. Deus o acompanhe, Dom Orlando.

A comunidade da Catedral de Londrina agradecida o acompanhará com nossas orações.
Obrigado por tudo, Dom Orlando!

mons_bernardoMons. Bernard Carmel Gafá
Pároco da Catedral Metropolitana de Londrina | Paróquia Sagrado Coração de Jesus