Estimados irmãos no Ministério e Equipes de Liturgia.

Na Solenidade da Epifania do Senhor deste final de semana (07 e 08/01) ocorre o anúncio das festas móveis da Igreja. Após a proclamação do Evangelho, antes da homilia, faz-se-á o anúncio solene das Festas Móveis, onde o Senhor se manifesta no mistério pascal, dentro do Ano Litúrgico, à todos aqueles que renasceram no sacramento da regeneração.

Segue carta:

Logo Brasão em corel

Irmãos caríssimos, a glória do Senhor manifestou-se, e sempre há de manifestar-se no
meio de nós, até a sua vinda no fim dos tempos. Nos ritmos e nas vicissitudes do tempo,
recordamos e vivemos os mistérios da salvação.

O centro de todo o Ano Litúrgico é o Tríduo do Senhor crucificado, sepultado e
ressuscitado, que culminará no Domingo de Páscoa, este ano em 16 de abril. Em cada
domingo, Páscoa semanal, a Santa Igreja torna presente este grande acontecimento, no
qual Jesus Cristo venceu o pecado e a morte.

Da celebração da Páscoa do Senhor derivam todas as celebrações do Ano Litúrgico:

– as cinzas, início da Quaresma, em 01 de Março;

– a Ascensão do Senhor, em 28 de Maio;

– o Pentecostes, em 04 de Junho;

– o 1º Domingo do Advento, em 03 de Dezembro.

Também nas festas da Santa Mãe de Deus, dos Apóstolos, dos Santos, e na comemoração dos Fiéis Defuntos, a Igreja peregrina sobre a terra proclama a Páscoa do Senhor.

Á Cristo que era, que é e que há de vir, Senhor do tempo e da história, louvor e glória pelos séculos dos séculos.
Amém.

Pe. Joel R. Medeiros