Ano Jubilar, jantar comemorativo e Santa Missa de ação de graças marcaram as comemorações dos 25 anos

A Paróquia São Lourenço, no Decanato Sul, comemorou, no dia 4 de maio, seu Jubileu de Prata, 25 anos de paróquia. O arcebispo dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa Solene, concelebrada pelo pároco padre Evandro Delfino e por padres que trabalharam na paróquia, seguida de confraternização com a comunidade. Em preparação para a data, a comunidade realizou um ano jubilar, no qual rezou, recordou a história da comunidade e promoveu uma caminhada até a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Decanato Leste. Além disso, as comemorações contaram com celebrações eucarísticas presididas por padres que já passaram pela paróquia e um jantar comemorativo.

Nesse tempo, padre Evandro destaca a união da comunidade em torno dos seus objetivos e os frutos que daí vieram. “Há também uma presença muito grande de jovens no trabalho pastoral, graças a Deus, e nós vemos uma comunidade sempre viva, atuante, com muitas ideias criativas e sempre se dedicando na evangelização”, afirma o padre.

A Paróquia São Lourenço também conta com uma diversidade de pastorais, movimentos e serviços dedicados ao trabalho pastoral. “Eu não teria um trabalho específico a destacar como uma principal atividade. O que eu contemplo são várias realidades das comunidades e leigos muito empenhados, muito dedicados, que verdadeiramente amam a sua paróquia e por isso se dedicam tanto.”

O padre destaca a alegria de estar à frente da paróquia neste tempo marcante que é o Jubileu de Prata. “Agradeço a Deus por tudo o que pude viver nesta paróquia neste tempo que aqui estou. Perceber que é um povo que se dedica com muito amor, que verdadeiramente ama a sua paróquia e acima de tudo ama a Jesus Cristo e trabalha pelo Reino de Deus. Com os recursos que tem fazem muito, graças a Deus.”

História

A Paróquia São Lourenzo foi reconhecida canonicamente como paróquia em 1999, no episcopado de dom Albano Cavallin. Antes disso, porém, já havia um trabalho nas comunidades. De 1986 a 1999, era considerada quase-paróquia e antes de 1986, a localidade contava com a presença dos padres da Congregações dos Sagrados Corações, que faziam um trabalho de evangelização antes mesmo de ter igreja, conta padre Evandro.

Padre Boaventura e padre Luiz Lourenço eram padres espanhóis que trabalharam na comunidade bem no começo, quando ainda não havia uma igreja. “Construiu-se um salão, depois com o tempo, construiu-se uma igreja, que depois foi ampliada. Então esse processo de construção já é bem emblemático, mostra o quanto a comunidade progrediu, o quanto ela prosperou, o quanto ela se desenvolveu.”

O mesmo pode-se dizer em termos de trabalho pastoral. “Não havia muitas pastorais. No começo as celebrações, depois foi se organizando a catequese, os grupos da paróquia, enfim, foram se desenvolvendo a tal ponto de termos uma paróquia hoje pujante, uma paróquia bastante movimentada pastoralmente, graças a Deus, e que nós agradecemos ao Senhor por nos ter conduzido nessa história”, recorda padre Evandro.

“Que a Paróquia São Lourenço possa ainda comemorar muitos e muitos jubileus, sempre com esse entusiasmo, essa alegria, essa dedicação, fazendo tudo com amor pelo Reino de Deus”, conclui.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Aruqidiocesana