Dom Geraldo Fernandes1Dom Geraldo Fernandes Bijos, CMF (1º Bispo e Arcebispo)

Arquiepiscopado: 17 de fevereiro de 1957 a 29 de março de 1982
Lema: A misericórdia me acompanhará (Sl 22)

Primeiro bispo e arcebispo de Londrina, dom Geraldo Fernandes foi o responsável por semear a essência da Igreja de Londrina. Durante seu episcopado e arquiepiscopado, quando a cidade se tornou arquidiocese, ele fundou a congregação das Irmãs Claretianas, idealizou e inaugurou a Catedral Metropolitana, e criou o seminário Paulo VI. Dom Geraldo também foi o responsável por encaminhar a Roma o projeto da criação da Diocese de Apucarana. Faleceu em 1982.

Dom Geraldo FernandesDom Geraldo Majella Agnelo (2º Arcebispo)

Arquiepiscopado: 29 de janeiro de 1983 a 16 de setembro de 1991
Lema: A caridade com fé (At 2, 45)

Segundo Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geraldo Majella é uma das lideranças da Igreja Católica mais respeitadas e experientes. Assumiu a arquidiocese após a morte de Dom Geraldo Fernandes. Durante seu arquiepiscopado, colaborou com Zilda Arns, morta em um terremoto no Haiti, na criação da Pastoral da Criança, em Florestópolis, no ano de 1983. Foi responsável pela construção da torre da Catedral. Em 1991, foi designado secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, na Cúria Romana. Em 1999, depois de voltar de Roma, dom Geraldo foi nomeado arcebispo metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em 2001 foi nomeado cardeal pelo Papa João Paulo II e em 2011, após sua renúncia, retornou a Londrina. Faaleceu em 26 de agosto de 2023, Londrina, Paraná.

Dom Albano CavallinDom Albano Bortoletto Cavallin (3ºArcebispo)

Arquiepiscopado: 9 de maio de 1992 a 23 de julho de 2006
Lema: Interpretava-lhes nas escrituras (Lc 24, 27)

Terceiro Arcebispo de Londrina, Dom Albano Cavallin foi considerado o grande catequista do Brasil. Como legado, fundou a escola catequética, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Londrina, a Cáritas Arquidiocesana e o Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. Além disso, dom Albano criou 15 novas paróquias e implantou o Dia da Palavra em toda a arquidiocese. Acolheu nove congregações religiosas masculinas e quatro femininas. Faleceu em 2017.

Dom Orlando Brandes 2Dom Orlando Brandes (4º Arcebispo)

Arquiepiscopado: 23 de julho de 2006 a 16 de novembro de 2016
Lema: Somos operários de Deus (1 Cor 3,9)

Quarto Arcebispo Metropolitano, foi nomeado para Londrina em maio de 2006 e assumiu dois meses depois. Incentivador da missão, reformou o seminário Paulo VI, concluiu a casa de retiros Emaús, e reavivou a Cáritas Arquidiocesana. Criou a Escola de Formação para Animadores de Grupos de Reflexão, os Conselhos Decanais e a Pastoral Presbiteral. Trouxe para a arquidiocese as Santas Missões Populares e o 14º Intereclesial das CEBs.  Implantou a iniciação cristã em toda a arquidiocese e formação permanente do Clero, através de retiros e romarias. Acolheu três novas congregações. Assumiu a Arquidiocese de Aparecida (SP) em janeiro de 2017.

Fonte: Pedro Marconi/PASCOM Arquidiocesana