Gustavo, Pe. Dirceu e Marilene (Coordenação da Pascom, Foto Terumi Sakai)

Caríssimo agente da Pastoral da Comunicação e comunicadores!

Desde o início dos trabalhos, a coordenação arquidiocesana da Pastoral da Comunicação, tem refletido sobre como oferecer ao público geral e, em especial, aos nossos agentes da Pascom, algo que recolhesse a riqueza de nossa raiz, ou seja, o que é de fato a pastoral em sua parte formativa, quais os trabalhos provindos dela no eixo de articulação, empenho e prudência no quesito produtivo e o discernimento espiritual. Nesse último e o mais importante ponto, abordamos que a espiritualidade é a seiva que dá vida a tudo e sem sua prática, o serviço de torna vazio e nós nos tornamos vulneráveis às dificuldades apresentadas aso longo do caminho.

Em 2020, não tivemos retiros e formações, entretanto, intensificamos nossos trabalhos com as lives com o arcebispo, reportagens nas mídias sociais e recentemente com o lançamento do nosso aplicativo. Também observamos um crescente número de nossa pastoral por todo território arquidiocesano.

Confiamos essa iniciativa ao Clero e a todos os cristãos leigos que, como “corpo evangelizador”, anunciam a Boa Nova de Jesus Cristo nesta realidade de “mudança epocal”.

A consolidação de nossa pastoral é também uma resposta aos apelos do Papa Francisco que insiste que, “se quisermos comunicar uma verdade aproximativa, mas sem nos envolvermos, sem testemunharmos com a própria vida, com a própria carne, parai, não o façais. ”

Tal qual o pão e a ciência são necessários à vida, é essencial também a religião e a fé, afim mantermos viva a esperança de dias melhores.

Para quem crê no Deus de Jesus Cristo, este paraíso não é uma utopia! No entanto, é preciso dirigir continuamente nosso olhar para o alto e não nos apequenarmos numa visão mundana.

Sigamos, portanto, confiantes na fé e operosos da caridade!

Boa missão a todos nós!

Gustavo Bonatti de Oliveira
Coordenador Arquidiocesano
Pastoral da Comunicação

COORDENAÇÃO  2021/2022

Assessor Eclesiástico –  Pe. Dirceu Júnior dos Reis

Coordenador:  Gustavo Bonatti de Oliveira
Vice-Coordenadora: Marilene Maria de Souza
Coordenador Provincial: Anderson Queiroz
Jornalista: Juliana Mastelini Moyses
Secretariado: Tiago Queiroz

SEDE DA PASCOM
Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor
Rua Dom Bosco, 145, Jardim Dom Bosco, Londrina PR
E-mail: pascom@arquidioceselondrina.com.br
Horário de atendimento: Segunda a Sexta-feira das 9h às 17h30

COORDENADORES DE SETOR DA PASCOM:

Aplicativo – Juliana Mastelini Moyses;
Artes Gráficas – Anderson Queiroz;
Assessoria de Imprensa – Juliana Mastelini Moyses;
Fotografias – Guto Honjo;
Mídias Sociais – Tiago Queiroz;
Pastoral – Gustavo Bonatti de Oliveira;

Rádio Alvorada – Pe. Romão Antônio Martini Martins;
Revista Comunidade
Juliana Mastelini Moyses;
Site Tiago Queiroz;
Suporte – Luiz Henrique Vianna;
Transmissão/Filmagens/Vídeo – Michael Moreto;
TV Tarobá “Santa Missa” – Maria Alice.

ORAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

Senhor Jesus, tu que escolheste doze homens e tirou deles o que tinham de melhor em seus corações e, com isso, todos se sentiram amados e úteis no projeto de anunciar a boa nova e a verdade, faça-nos como seus doze escolhidos: homens e mulheres comprometidos na anunciação da boa nova e instrumentos de ligação entre sua igreja e todos, sem distinção, separações, medos e preconceitos. Ajudai-nos a ser o elo entre movimentos, pastorais e veículos de comunicação do mundo moderno e globalizado, existentes ao nosso alcance, em nossa paróquia e em nossa arquidiocese. Assim, cada vez mais a palavra e a boa nova sejam levadas a todos os cantos de nossas comunidades, para honra e glória do Seu nome.
Amém

CONCEITO DA NOVA LOGOMARCA

A nova marca da Pascom Brasil tem como ponto de partida as palavras unidade, nacional, diálogo, humano, ondas, alegria, comunhão, sobriedade e cristianismo. Elas surgem como marcos no caminho que foram fincados pela Comissão Nacional da Pascom em sua primeira reunião ordinária.

Por essa trilha trouxemos à luz esse símbolo que, por meio das cores verde, azul e amarelo, em tons sóbrios, revela a identidade nacional do ser pastoral. Uma onda em constante movimento perpassa toda a marca, gerando movimento, pois comunicar é um constante ato de relação. As ondas expressam a comunicação do mar com o humano, bem como as ondas digitais são uma das formais atuais de diálogo entre pessoas do mundo inteiro.

Como apresentado, fizemos a opção por uma variação de logo tipográfico, inserido em um dos elementos o símbolo da assinatura visual da Pascom Brasil. Esse símbolo está repleto de significados. O Sol sem ocaso é o próprio Cristo que se dá por nós na cruz, símbolo do cristianismo. A cruz também é sinal da comunhão, um elo visível de união entre os cristãos. Ao fundo, uma rede com dezoito pontos que convergem para o grande ponto que é a cruz simbolizam os dezoitos regionais da CNBB, símbolo de unidade da Igreja no Brasil.

Novamente somos convidados a olhar para a cruz e perceber que ela também está em movimento com as suas extremidades na diagonal, mostrando ao mundo que ainda hoje a cruz de Cristo comunica a sua vitória sobre a morte. A esperança sempre vencerá. Comuniquemos essa alegria!

DOWNLOAD DO LOGOTIPO DA PASCOM