Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Arquidiocese de Londrina

4 fevereiro, 2025
#Compartilhe

Mais de 500 pessoas participaram da formação, promovida anualmente pela coordenação dos Grupos Bíblicos de Reflexão

Os Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) da Arquidiocese de Londrina iniciaram no último domingo, 2 de fevereiro, o seu ano de atividades. Mais de 500 animadores, coordenadores paroquiais, decanais e demais participantes estiveram reunidos na Paróquia Rainha do Universo, para a formação sobre os livros Sapienciais:  Eclesiástico, Cântico dos Cânticos e Provérbios, livros que serão meditados nos encontros bíblicos realizados nos grupos de famílias da arquidiocese durante o ano de 2025. A formação foi assessorada pela professora Patrícia Zaganin Camilo Rosa e pela irmã Salette Besen, coordenadora arquidiocesana dos GBR.

O início do encontro contou com animação, acolhida e oração trazendo presente a caminhada dos grupos expressa nos símbolos da Bíblia, livro do GBR, vela e banners. Em grupos as pessoas expressaram os motivos de esperança para este ano, tendo presente o Jubileu de 2025, com o tema “Peregrinos de Esperança” e o lema: “A esperança não decepciona” ( Rm 5,5). Formam expressas muitas esperanças que motivam os fiéis a caminharem com fé e coragem  pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

A assessora Patrícia apresentou uma síntese da temática dos GBR deste ano. Segundo ela, o livro do Eclesiástico foi escrito para os que desejam instruir-se, reformar os costumes e viver conforme a Lei de Deus. O livro mostra que é preciso manter a identidade do povo diante da cultura grega. Para isso é importante manter a tradição dos pais e dos antepassados. Identidade e fé caminham juntas. A sabedoria está na tradição dos antepassados e não nas escolas filosóficas da moda em Atenas. A verdadeira Sabedoria é manter a fé em YHWH, o Deus do povo.

O Cântico dos Cânticos apresenta uma coleção de poemas sobre o amor. O Cântico exalta e canta o amor entre o homem e a mulher.  A relação amorosa entre o casal ganhou sentido religioso frutuoso e o Cântico recebeu várias interpretações ao longo da história.  Para os judeus o amado é Deus e a amada é Israel.  Para os cristãos o amado é Cristo e a amada é a Igreja. A tradição mística viu neste total abandono ao fascínio do amado a adesão que liga o fiel ao seu Senhor, ao seu amor e à sua beleza. Grandes místicos como Santa Tereza D’Ávila e São João da Cruz se inspiraram na linguagem amorosa do Cântico para expressar sua experiência do amor de Deus.

O livro dos Provérbios é uma forma típica da sabedoria popular, baseado na experiência cotidiana da vida e do trabalho na família e no clã. A palavra hebraica para “provérbio” é mashal, significa literalmente “comparação” e está ligada à raiz verbal de “reger/dirigir/conduzir/governar”. O livro representa um admirável esforço de reger o caos e a confusão da vida cotidiana.

Irmã Salette Besen, coordenadora arquidiocesana do GBR, apresentou a metodologia usada no livro dos grupos bíblicos deste ano. Ao finalizar o encontro a equipe de coordenação agradeceu a presença dos assessores, dos participantes e, de modo especial, o trabalho incansável das várias equipes: da cozinha que preparou o café, ministério da música, Pastoral da Saúde, equipe da ornamentação e preparação do ambiente, PASCOM.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz, o padre Alexandre Alves dos Anjos Filho, coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese, e padre Márcio França, pároco da Paróquia Rainha do Universo, marcaram presença fortalecendo a importância da Palavra de Deus e animando a continuidade do lindo trabalho de evangelização nos grupos em famílias.

Segundo a irmã Salette, perceber o amor, a alegria e o entusiasmo do povo pela Palavra de Deus trouxe esperança em prosseguir motivando esses grupos a serem perseverantes no viver e anunciar a Palavra de Deus, incluindo novos participantes e criando novos grupos.

Coordenação Arquidiocesana do GBR

Fotos: Claudiane Evaristo, Gabriel Vigilato e Rosimeire Savioli

Faça um comentário

Categorias

top