Membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o bispo de Cornélio Procópio (PR), na Província Eclesiástica de Londrina, é o novo presidente da comissão. O prelado foi eleito nessa quarta-feira, 8 de maio, durante o oitavo dia da Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). O bispo, diante da pergunta do cardeal, disse sim para o desafio. Dom Manoel foi Administrador Apostólico da Arquidiocese de Londrina de janeiro a agosto de 2017.
Dom Manoel sucede dom Francesco Biasin, agora bispo emérito de Campos (RJ). Desde 1 de junho de 2014, é bispo de Cornélio Procópio. Foi nomeado em 26 de março de 2014 pelo papa Francisco para suceder dom Getúlio Teixeira Guimarães, que se tornou emérito.
Dom Manoel João Francisco é natural de Machados, Itajaí (SC). Recebeu a ordenação presbiteral, em 8 de dezembro de 1973, em Navegantes (SC). Foi nomeado bispo em 28 de outubro de 1998 e tomou posse como bispo de Chapecó desde 21 de fevereiro de 1999.
Entre 2003 e 2007, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB. Também atuou como referencial da Pastoral Indígena e da Liturgia no regional Sul 4 (Santa Catarina). Em 2011, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic).
CNBB Regional Sul 2
Foto destaque CNBB
1 Comment
Anerli Aparecida Lobato
11 maio, 2019Dom Manoel é humanista.
E competente.
Realmente serve à Santíssima Trindade e ao povo brasileiro.
Preocupado com as conjunturas socioeconômicas, políticas e religiosas do País.