#Compartilhe

Os padres brasileiros foram indicados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o encontro em preparação para o Sínodo dos Bispos

Mais de 300 presbíteros, de diferentes partes do mundo, estão reunidos em Roma desde o dia 28 de abril para o Encontro Mundial de Párocos, em preparação à segunda sessão do Sínodo sobre a Sinodalidade, que será realizada em outubro deste ano.

O encontro “Párocos para o Sínodo” segue até o dia 2 de maio e é promovido pela Secretaria Geral do Sínodo e pelo Dicastério para o Clero, em colaboração com o Dicastério para a Evangelização e com o Dicastério para as Igrejas Orientais.

Do Brasil, participam quatro padres, indicados pela CNBB, através da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada: padre Eliezer Paiva, do clero de Imperatriz (MA); padre Ivanir Antônio Rampon, da Arquidiocese de Passo Fundo (RS); padre Vitor Hugo Silva, da Arquidiocese do Rio de Janeiro e o padre Rafael Solano, da Arquidiocese de Londrina (PR).

Padre Rafael Solano destaca que o encontro ajuda a definir o perfil do padre sinodal: “A apresentação do cardeal Grech e do teólogo Tomás Halik deixaram claro para todos nós que o sínodo não pode nos infantilizar! Devemos sim ser como crianças para ouvir o que o Espírito tem a nos dizer. Um sínodo que nos permita escutar sem medo e agir a luz da escuta. O perfil do pároco sinodal se baseia numa realidade tridimensional: escuta, humildade e liberdade interior. Um pároco sinodal evita falar e se dedica a escutar”.

O encontro “Párocos para o Sínodo”

O encontro envolve os participantes, de modo ativo, com mesas redondas, a fim de partilhar suas boas práticas, workshops de propostas pastorais, diálogo com especialistas e celebrações litúrgicas. A sede do evento é a “Fraterna Domus” de Sacrofano, em Roma. O encontro é reservado e no último dia de trabalhos os participantes terão uma audiência com o Papa Francisco. Os resultados do encontro contribuirão para a elaboração do “Instrumentum Laboris”, documento de trabalho, para a segunda sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2024.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.