Nos dias 20 e 21 de maio, mais de 190 padres de todo Paraná participaram da 16ª edição do Torneio Regional dos Presbíteros, na cidade de Toledo (PR). De Londrina participaram quatro padres e um diácono: padre Augustin Mukamba Basubi, padre Claudinei Ricardo Rosa, padre José Moreira, padre Maximo Augusto Mantija, CSJ, e diácono Leandro Freitas. Também contou com a presença do bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros no Paraná, dom Walter Jorge Pinto; do bispo de Toledo, dom João Carlos Seneme; do administrador apostólico de Cascavel, dom Paulo de Conto; do bispo auxiliar de Cascavel, dom Aparecido Donizeti de Souza; e do bispo auxiliar de Curitiba, dom Adenis Roberto de Oliveira.

Diácono Leandro

O evento, que é inédito na Igreja do Brasil, é promovido e organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP), junto aos coordenadores diocesanos da Pastoral Presbiteral e padres da diocese anfitriã. O objetivo é promover a fraternidade presbiteral por meio de um encontro no qual os padres rezam juntos e partilham a vida, enquanto vivem um momento de lazer e de confraternização. Além disso, promover o cuidado com a saúde física, mental e espiritual dos padres, sempre em vista de sua missão sacerdotal.

Os bispos da União da Vitória, dom Walter, e de Toledo, dom João, na acolhida dos padres, destacaram a importância de pertencer ao clero do regional e a beleza da convivência e da fraternidade. As modalidades de esporte disputadas no torneio foram: truco, canastra, tênis de mesa e futebol. O time de futebol da Arquidiocese de Londrina, formado juntamente com os padres de Campo Mourão e Cascavel, ganharam o troféu de time mais disciplinado em campo.

Pascom Arquidiocesana