Animados pelo Mês Missionário e pelo Ano Jubilar Missionário, a arquidiocese realizou, nos dias 15 e 16 de outubro, o Congresso Arquidiocesano Missionário, com o tema: “A Igreja é Missão”. O congresso reuniu 500 representantes de diversas comunidades da arquidiocese e representou a retomada do caminho missionário interrompido pela pandemia. Ao todo o evento contou com o trabalho de 36 pastorais e serviços diferentes da arquidiocese, que somaram forças para a realização do congresso. “Isso deixa evidente o comprometimento dos leigos e leigas com a missão da Igreja”, destacou irmã Maria Fernanda Godoy, MC, coordenadora do Conselho Missionário Arquidiocesano de Londrina (COMIDI) e dos Grupos Bíblicos de Reflexão.

Para a irmã, os fiéis vivenciaram um novo Pentecoste missionário. “Com as motivações das celebrações do Ano Jubilar Missionário e iluminados pela mensagem do Papa Francisco, as lideranças fizeram memória da caminhada missionária na arquidiocese, atualizando o convite de ser uma Igreja em saída, sinal profético e comprometida em assumir a missão como vocação batismal.”

O congresso contou com a assessoria do padre Marcondes Barbosa, coordenador da Dimensão Missionária da Arquidiocese de Curitiba, e teve a participação do arcebispo dom Geremias Steinmetz. Mística, encontro, fraternidade, partilha, formação e projeção missionária foram as caraterísticas do congresso, aponta a religiosa. “O encontro foi uma resposta às urgências que temos como Igreja no caminho da sinodalidade: comunhão, participação e missão.”

A partir do congresso, a missão continuará nas bases, motivando as comunidades eclesiais com a paixão missionária expressa no anúncio da palavra e serviço da caridade.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom arquidiocesana

Fotógrafos:

Fotógrafos: Ernani Roberto, Flavia de Paula, José Fariah, Marcio Vendrametro e Sandra Patricia Belussi