A Paróquia Santa Rita de Cássia, no Decanato Leste, há dois anos caminha para se tornar Santuário Santa Rita de Cássia. Santuário é diferente de uma paróquia, nela a indulgência e a devoção marcam profundamente as atividades e estruturas pastoral e espiritual.

As mudanças na Paróquia Santa Rita são realizadas em quatro dimensões. Liturgia, estruturas físicas, promoção da devoção à santa das causas impossíveis e divulgação do futuro santuário:

Liturgia: missas diárias; atendimento de confissão; Oração da Novena, do Terço e da Coroa de Santa Rita; e quatro missas todo dia 22 de cada mês, com introdução dos relatos de testemunhos nas missas;

Estrutura Física: foi construída a Sala de promessas,Capela de velas; a Gruta de Santa Rita e o nicho da Relíquia da santa foram revitalizados, a imagem do jardim em frente à igreja e a imagem da gruta foram restauradas. Foram construídos novos banheiros ao lado da secretaria, assim como troca do sistema de som da Igreja, equipamentos para a Pastoral da Comunicação, para uma maior interatividade e conexão dos visitantes do futuro santuário;

Promoção da Devoção: foi lançado o site da paróquia, o Cine Santa Rita e a Rota dos Santuários. A paróquia utiliza também um texto e terço próprios para Oração do Terço de Santa Rita. Iniciou-se a Novena Mensal de Santa Rita, on-line e presencial. Foi elaborado um livreto com orações, pensamentos, músicas e biografia de Santa Rita. Foram instalados seis totens ao redor da igreja, com breve histórico da vida de Santa Rita. Um grande painel foi instalado no pátio da igreja como local para tirar fotos, e ao lado da sala de promessas foi instalado um mural onde é possível colocar plaquinhas de graças alcançadas. Foi lançado o Programa Benção de Santa Ritacom transmissão on-line.

Divulgação do Futuro Santuário: a identidade visual da igreja foi alterada e houve uma inserção maior nas mídias sociais, o que permitiu melhorar a comunicação. Foram feitos folders distribuídos aos visitantes. As missas e atividade da igreja passaram a ser transmitidas, assim como a Live com Padre, pelo Facebook. Nesse tempo, foi produzida uma camiseta personalizada do futuro santuário, e o projeto foi divulgado em muitos eventos, bem como junto às pastorais, espaços nos meios de comunicação da cidade, faixas e outdoors convidando os devotos para conhecer e visitar o futuro Santuário. Também foi iniciada uma campanha publicitária no rádio e na TV.

Essas ações estão inseridas no projeto Rumo a Santuário, lançado em fevereiro de 2019. O objetivo é criar as condições físicas, econômicas e pastorais para que a paróquia seja elevada a Santuário Santa Rita. Nesse processo, os paroquianos e devotos são muito importantes, com sua participação e oração.

Os planos futuros são construir um confessionário, sala de atendimento, implementar as missas, especialmente no dia devocional 22 de cada mês, realizar com mais zelo e devoção a missa com Novena Semanal de Santa Rita, para, em breve, elaborar um estatuto e apresentar ao arcebispo.

A comunidade tem atraído devotos, que  visitam a igreja todos os dias, acendem velas, oram na gruta e junto da relíquia deixam seus objetos na sala de promessas, fazem seus pedidos de oração, enviam testemunhos, participam das celebrações, missas e eventos, como a Pedalada de Santa Rita e a Romaria da cidade de Wenceslau Braz, e de Cascavel.

Pascom Paróquia Santa Rita de Cássia