Inaugurada em dezembro de 1972, a atual Catedral foi dedicada em 10 de dezembro de 1985 pelo segundo arcebispo, o Cardeal Geraldo Majella Agnelo.

No próximo domingo, 10 de dezembro, a cidade de Londrina comemora 89 anos. Nessa mesma data, a Igreja de Londrina celebra também os 38 anos de dedicação da Catedral Metropolitana. Nossa Catedral Metropolitana é dedicada para honra e glória do Sagrado Coração de Jesus, é a Igreja sede da arquidiocese e do arcebispo, a Igreja Mãe de todas as Igrejas da região de Londrina. “Nós somos a Igreja viva dedicada a Deus! Esta festa recorda o valor do templo onde os filhos de Deus, pedras vivas da Igreja, se reúnem para celebrar a fé”, pontua o Cura da Catedral e Vigário Geral da Arquidiocese, padre Rafael Solano.

Para celebrar, o arcebispo dom Geremias Steinmetz presidirá, no dia 10, a Santa Missa às 10h30 na Catedral, com a presença de autoridade civis e religiosas. A celebração marca também o início das comemorações dos 90 anos da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Padre Rafael afirma que a história dessa metrópole se confunde com a história da Igreja em Londrina: “É importante lembrar que nossa comunidade nasceu em uma Missa em março de 1934. O anúncio da Palavra de Deus, a liturgia, a promoção humana nas mais diversas formas, estiveram unidos desde o princípio da Igreja aqui em Londrina; e isso mantém toda a sua atualidade ainda hoje”.

Antes disso, às 9h10, haverá o Cenáculo mariano, com renovação da consagração da Arquidiocese de Londrina.

Serviço:
Missa pelo aniversário de Londrina e de dedicação da Catedral