Padre Valdecir Badzinski falou sobre a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, convidando a paróquia a rezar e contribuir com a ação mantida pela Igreja do Paraná

No final de semana, dias 19 e 20 de agosto, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Decanato Centro, recebeu o secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, para uma visita missionária, em nome do Conselho Missionário Regional (COMIRE). Padre Valdecir participou da Santa Missa, no sábado e no domingo, juntamente com o pároco padre Vandemir Araujo, e convidou os paroquianos a se aproximarem da Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, na África, um dos países mais pobres do mundo, desde 2014.

A visita buscou articular e fortalecer a dimensão missionária na própria comunidade paroquial e arquidiocesana. Além disso, pedir que a comunidade reze pela missão e pelos missionários, gerando proximidade com a Missão São Paulo VI. Assim, ao tornar a missão mais conhecida, propiciar que paroquianos possam, futuramente, se tornar missionários, e que a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora passe a compor um grupo de paróquias no Estado do Paraná que promovam, eventualmente, ações para arrecadar fundos financeiros para o sustento da missão.

Padre Valdecir relatou como a missão nasceu, tem se desenvolvido até aqui e como é a realidade do povo e a vida dos missionários que para lá são enviados. Ao mesmo tempo, motivou a assembleia a crescer na consciência missionária que todo batizado deve ter, pois a missão acontece, primeiramente, em nível local.

Padre Valdecir abordou o tema da Missão na Igreja, que acontece não somente em terras distantes, mas também na realidade local. Partindo do Evangelho da visita de Maria a sua prima Isabel, o padre falou de Nossa Senhora como a primeira missionária. “Quando ela terminou o diálogo com o anjo, partiu para as montanhas da Judeia para ajudar alguém. A missão é um ato de ajudar, ela é essência da Igreja. Na vida da Igreja há algumas essências, uma delas é a dimensão missionária. Não pode haver uma Igreja (e a Igreja é feita de batizados), sem que tenha a essência missionária.”

Por isso o Papa Francisco diz que a missão é fazer Jesus Cristo ser conhecido. “Toda vez que nós encontramos um batizado que testemunha Jesus Cristo, no qual foi batizado, ele então está cumprindo com a sua vocação missionária. Por isso ser missionário não é necessariamente partir para terras distantes, outros continentes ou até mesmo outras dioceses, mas é um jeito de ser, é a forma como nós vivemos a nossa fé”, afirmou padre Valdecir.

Ao final da missa, o pároco, padre Vandemir Araujo, agradeceu a presença do padre Valdecir Badzinski, que trouxe a visão do que é se Igreja, em sua essência missionária. “Quando nós imaginaríamos que a Igreja do Paraná iria ter uma missão num país tão distante, servindo e atendendo aquilo que Jesus pediu para nós: evangelizar e  cuidar do mais pequeninos. Que Deus continue abençoando a missão do padre Valdecir aqui no Paraná”, concluiu o padre, que agradeceu também as religiosas presentes da celebração, inclusive a irmã Salette Besen, coordenadora das Missões Permanentes na Arquidiocese de Londrina.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana