Presbíteros da Arquidiocese de Londrina (Foto: Tiago Queiroz)

Nesta terça-feira, primeiro de agosto, mês das vocações, os presbíteros da Arquidiocese de Londrina comemoraram o Dia do Padre, ação promovida pela Pastoral Presbiteral.

Reunidos na parte da manhã, foram formados três grupos distintos por tempo de presbiterato, os padres acima dos 25 anos de sacerdócio se reuniram no Santuário Nossa Senhora Aparecida no Decanato Leste, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Decanato Centro acolheu os padres de 10 a 25 anos de sacerdócio e a Paróquia Nossa Senhora das Graças também do Decanato Centro recebeu os mais novos no tempo de sacerdócio, de 1 a 10 anos. O arcebispo dom Geremias Steinmetz percorreu os três grupos levando uma palavra de amor e esperança aos presbíteros.

Padre Manuel Joaquim dos Santos, coordenador da Pastoral Presbiteral comenta que o grupo de 1 até 10 anos de ordenação refletiu sobre a eclesiologia de Francisco e as expectativas da vida sacerdotal. O grupo de 10 a 25 anos de sacerdócio conversou sobre o presbitério como elemento essencial na vida do presbítero. E o grupo dos mais velhos no ministério, refletiu sobre as expectativas para a velhice e estratégias para esse momento da vida.

Após o momento de reflexão, os presbíteros se dirigiram à Catedral Metropolitana de Londrina onde foi realizada a Santa Missa presidida pelo arcebispo. Em sua homilia dom Geremias destacou que o padre, preserva, suscita e sustenta a vida divina dos fiéis que lhes são confiados com a graça de Deus. Após a celebração eucarística os padres se confraternizaram com um almoço na Casa de Retiros Emaús.

“Ainda nem todos os colegas percebam a vantagem de caminhar juntos e de que o presbitério é um elemento teológico e eclesiológico imprescindível para o exercício do ministério. Porém os que vieram gostaram e aproveitaram bastante” finaliza padre Manuel Joaquim.

Tiago Queiroz
PASCOM Arquidiocesana