Catequistas do Decanato Oeste se reuniram no sábado, 1 de julho, no auditório do Centro Catequético da Paróquia São José Operário, para uma formação com o tema: “análise antropológica nos conflitos formativos da sexualidade”, ministrado pelo professor padre Rafael Solano Duran (PhD), cura da Catedral Metropolitana e vigário geral da arquidiocese.

A reflexão do padre Solano com os catequistas se desenvolveu a partir do ensinamento da Igreja e as reflexões de Sándor Ferenczi (1873 – 1933). Durante a formação o padre destacou que a intimidade, além de sagrada, é um tema rico em beleza e, na catequese, é uma reflexão capaz de impulsionar a intimidade do catequizando com Cristo a ponto de fazê-lo entender a força da amizade.

Os catequistas tiveram a oportunidade de entender como acolher a realidade afetiva, sexual e humana dos catequizandos com uma linguagem e postura que os conduza no caminho do pudor, do discernimento e da santidade. A grande esperança da catequese é também fazer com que cada catequizando, com o seu amadurecimento, reconheça e aceite a sua identidade sexual. Pois cada um foi criado à imagem e semelhança de um Deus pessoal.

“Deus é amor e vive e si mesmo um mistério de comunhão pessoa de amor; Criando-a à sua imagem… Deus inscreve na humanidade do homem e da mulher a vocação e, assim, a capacidade e a responsabilidade do amor e da comunhão” (CIC 2331). Nessa tarde o padre ainda destacou a universalidade do amor doação e a singularidade do amor sexual. Sendo assim, o amor é a vocação fundamental e originário do ser humano.

Pascom Paroquial

Fotos: Marcio Eduardo Vendrametro