Retiro dos Presbíteros 2023, Casa de Retiros Emaús, Londrina (PR) – Foto: Tiago Queiroz

Do dia 26 a 29 de junho, os presbíteros da Arquidiocese de Londrina participaram de seu retiro anual. O momento de espiritualidade foi conduzido por dom Walter Jorge, bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros do Paraná, na Casa de Retiros Emaús. Participaram cerca de 50 padres.

Segundo o padre Manuel Joaquim, coordenador do clero e da Pastoral Presbiteral, foi um belo momento de encontro e comunhão e descanso. “Os padres fazem retiro não porque as normas assim o dizem, mas porque sentem necessidade. E se a não sentem, devem se observar pois a sua saúde espiritual e mental pode estar comprometida”, destaca. Segundo ele, os padres vão ao retiro não para ouvir coisas novas, “mas para ouvir coisas antigas de forma nova”.

Dom Walter apresentou as figuras de Abraão e Moisés (que apontam para Cristo o Bom Pastor) como emblemáticas para o ministério presbiteral, possibilitando uma reflexão e aprofundamento sobre a vida e a missão do padre. O bispo lembrou da necessidade do presbítero configurar a sua vida à de Cristo Pastor, orante e sensível ao povo que sofre. Reforçou que o padre é um homem de comunidade e aí reside a espiritualidade do padre diocesano: na comunhão com o presbitério e o seu bispo.

“Jesus é sempre a eterna surpresa de Deus! – destaca padre Manuel – Um retiro é tempo de corrigir nossas visões acerca do próprio Deus! Segundo o pregador, vivemos um grande tempo de discernimento. Jesus nos chama para ‘descansar’, para nos situarmos de novo! Onde nós estamos! Onde nos encontramos.”

O retiro procurou levar os padres a um olhar para si mesmo. “A mais bela notícia que existe é que somos amados por Deus. Mas precisamos fazer a experiência desse amor! O amor de Deus é a explicação da nossa vocação. O que acontece com a pessoa não amada? É agressiva. Depressiva. Defensiva e possessiva!”

Por isso é preciso acreditar-se amado, deixar-se amar, continua. “Cada vez mais bispo e padres tenham a certeza de que o presbitério é o grande tesouro. Somos chamados a ser irmãos no Senhor”, finaliza o padre.

Pascom arquidiocesana

Fotos: Tiago Queiroz