Na manhã desse domingo, 04 de junho, o Decanato Oeste realizou o retiro decanal aos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão das paróquias do decanato. Com a participação de 240 ministros o retiro foi realizado na Paróquia São José Operário (Jardim Leonor) e teve início com a Santa Missa da solenidade da Santíssima Trindade. Logo após a celebração os ministros tomaram um generoso café da manhã, fruto da partilha de todos os participantes. Em seguida ao café, foi conduzida a oração inicial a partir da meditação do Salmo 115: “O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue do Senhor”. Houve o testemunho de um ministro de outro decanato, ele partilhou sua experiência de fé juntos aos enfermos que recebem a Sagrada Comunhão. Alimento para o corpo e para alma, alimento de conforto, força e salvação.

Padre Dirceu Reis, decano, conduziu as meditações do retiro a partir de 4 textos bíblicos. Em cada texto bíblico a oportunidade de meditar a ação de Deus na vocação que cada um recebeu, a possibilidade de avaliar a fidelidade ministerial e a contemplação do amor de Deus que não se cansa de nos acolher, alimentar, ensinar e fortalecer. Em um papel sulfite, recebido no início, os ministros tiveram a oportunidade de escrever as moções que o Espírito Santo depositava em cada coração a partir da leitura bíblica e a reflexão conduzida pelo padre. Ao final das meditações, dentro da igreja, foi realizado um momento silencioso de adoração ao Santíssimo Sacramento, um verdadeiro encontro com Jesus. Nesse momento cada ministro pôde depositar junto do altar uma parte das reflexões experimentadas nessa manhã de retiro. Uma verdadeira renovação espiritual para servir cada vez melhor aos enfermos e na liturgia.

Na avaliação do retiro os testemunhos emocionantes de ação de graças por essa manhã de espiritualidade que respondeu anseios do coração de muitos ministros, fortaleceu a busca pela santidade, clareou o sentido do ministério extraordinário e os aproximou do Coração de Jesus. Com a benção final o padre decano agradeceu o trabalho da coordenação decanal e das coordenações paroquiais a fim de que, na liturgia possamos cada vez mais dar glórias a Deus em razão de Suas maravilhas e sermos enviados àqueles que sofrem em nossas comunidades, os enfermos. O retiro decanal foi, nas palavras dos ministros, um momento extremamente fecundo para a caminhada de fé e conversão de cada um.

Pascom Paróquia São José Operário

Fotos: Marcio Eduardo Vendrametro