Na tarde do sábado, 03 de junho, o Setor Juvenil reuniu os coordenadores paroquiais de grupos de adolescentes e jovens de toda a Arquidiocese de Londrina assim como os coordenadores arquidiocesanos de pastorais, movimentos e expressões juvenis para a assembleia anual. O início da assembleia foi com a oração conduzida pelo vice-coordenador do Setor Juvenil, Pedro Vila, que aproveitou para acolher todos os presentes. Em seguida, os jovens da missão AME realizaram um teatro que refletiu a grandeza de cada vocação da Igreja com seus dons e carismas. O Pe. Alexandre Alves, coordenador da Ação Evangelizadora, visitou a assembleia e destacou o papel dos jovens no processo sinodal. Um dos temas centrais da assembleia foi o Ano Vocacional em andamento no Brasil.

O reitor do seminário filosófico, Pe. Wendel do Santos, conduziu uma formação com ênfase no significado do discernimento vocacional na adolescência e juventude, a fim de que os grupos sejam ambientes de acompanhamento vocacional. A assembleia surpreendeu pela quantidade de lideranças juvenis, uma participação que destaca a comunhão na caminhada de evangelização da juventude em nossa arquidiocese.

Dom Geremias Steinmetz esteve visitando a assembleia e, ao agradecer o trabalho de todos em prol dos jovens disse também que a juventude tem um papel importante em todos as instâncias da Igreja, inclusive nessa caminhada sinodal. Outro tema central na assembleia foi a apresentação do Plano de Pastoral Juvenil da Igreja do Brasil chamado “Ao seu lado” vigente de 2023 a 2025. O plano foi apresentado pelo Pe. Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil, e todos os participantes receberam em mãos esse plano que ajudará cada liderança na organização de suas atividades e nas prioridades da evangelização.

O calendário arquidiocesano do Setor Juvenil foi apresentado e a assembleia arquidiocesana do Setor Juvenil do próximo ano já tem data marcada: 01 de junho de 2024. Esse grande encontro foi encerrado com um tema muito importante: a espiritualidade do (a) coordenador (a) conduzido pelo Nayron Niero, coordenador arquidiocesano. “A Eucaristia é o alimento que sustenta a nossa vida e nos une profundamente ao Senhor. E é unidos a Cristo que podemos gerar os frutos em nossas coordenações, é unidos ao Senhor que podemos ser esses instrumentos eficazes em Suas mãos para que o Senhor nos tocando possa também tocar os jovens de nossos grupos e gerar através de nós os frutos que Ele espera”, disse o nosso coordenador arquidiocesano. Que o Espírito Santo habite o coração de cada jovem, os impulsione para a esperança e conceda a todos a graça de abertura à Palavra de Deus e a perseverança nessa fecunda caminhada de evangelização.

Setor Juvenil
Arquidiocese de Londrina