Nesta segunda e terça-feira, 22 e 23 de maio, padres do Paraná provenientes de várias arquidioceses, dioceses e Metropolia Ucraniana reuniram-se para o 15º Torneio dos Presbíteros do Regional Sul da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro aconteceu em São José dos Pinhais, na Associação dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, em Campo Largo da Roseira. Da Arquidiocese de Londrina participaram 12 padres.

O evento é promovido e organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP), junto aos coordenadores diocesanos da Pastoral Presbiteral e os padres da diocese anfitriã. Realizado uma vez por ano, pelo que se tem notícia, o torneio dos padres do Paraná é o único no Brasil com essa dimensão. O objetivo é ajudar no cuidado da saúde física, psíquica e espiritual dos padres, fortalecendo a fraternidade, a unidade e amizade presbiteral.

Padre Luciano Macedo, SAC, da Paróquia Santo Antônio de Cambé, levou o prêmio de terceiro lugar na categoria tênis de mesa

O torneio começou com um momento de espiritualidade na Capela São Sebastião em Campo Largo da Roseira. Após a oração foi servido o jantar na Associação dos Metalúrgicos. Ao todo, cerca de 185 padres participaram do torneio, que teve as modalidades: truco, canastra, tênis de mesa (na segunda-feira à noite); voleibol e futebol (na terça-feira de manhã). Estavam presentes também os bispos: dom Antônio Wagner da Silva, emérito de Guarapuava; dom Walter Jorge, de União da Vitória; dom Edgar Xavier Ertl, de Palmas-Francisco Beltrão; e dom Celso Antônio Marchiori, de São José dos Pinhais.

Londrina levou o prêmio de terceiro lugar na categoria tênis de mesa, com o padre Luciano Macedo, SAC, pároco da Paróquia Santo Antônio de Cambé. Padre Pedro Gonçalves Sobrinho, OSJ, responsável pelo Centro Juvenil dos Oblatos de São José, localizado na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, ganhou a bola oficial como o padre mais velho a jogar futebol no torneio.

Padre Laurindo Lopes da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, fez parte do time da Arquidiocese de Londrina como goleiro. Ele destaca que o torneio é para todos os padres, não apenas aqueles que jogam alguma modalidade esportiva. “Assim contribuímos com a tão pedida fraternidade presbiteral”, explica. “É um momento de crescimento junto ao clero do Paraná, pois nos faz crescer diante da fraternidade presbiteral. Creio que devemos sempre nos incentivar a participar desses momentos.”

Padre Pedro Gonçalves Sobrinho, OSJ, ganhou a bola oficial como o padre mais velho a jogar futebol no torneio.

Participaram do torneio as dioceses de Ponta Grossa, Jacarezinho, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Umuarama, Toledo, Palmas-Francisco Beltrão, Campo Mourão, São José dos Pinhais, Arquidiocese de Londrina e Metropolia Ucraniana São João Batista. A diocese de São José dos Pinhais foi a anfitriã neste ano e acolheu todos os presbíteros para o evento. No próximo ano o torneio será realizado na Diocese de Toledo.

Vencedores de cada modalidade:

FUTEBOL

– 1º lugar: Diocese de Toledo