Encontro da Pascom celebrou o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais e refletiu a mensagem do Papa Francisco: “falar com o coração”

“Falar com o coração” foi o apelo feito pelo Papa Francisco em sua mensagem dedicada ao 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no último domingo (21), solenidade da Ascensão do Senhor. Foi seguindo este chamado que cerca de 60 agentes da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Londrina se reuniram em retiro, que aconteceu na paróquia São José Operário (Decanato Oeste).

O encontro, que durou uma manhã, teve na programação missa, café, momento de animação, formação, partilha de experiências, adoração ao Santíssimo Sacramento, avaliação e almoço. Assessor da Pascom (Pastoral da Comunicação) Arquidiocesana, padre Dirceu Júnior dos Reis destacou em sua palestra a importância de buscar aquilo que preenche o coração na caminhada pastoral, tendo como ponto de partida a espiritualidade.

Padre Dirceu, assessor da Pascom: buscar o que preenche o coração na caminhada pastoral

“A minha boca está em sintonia com o meu coração? Sintonia significa coerência, ou seja, antes daquilo que cremos e fazemos é o que está no coração. Na música, se preocupa muito com a sintonia, para que a melodia não vá para um lado e os cantores para o outro. Talvez isso explique porque a vida de muitas pessoas é bagunçada. O que falo está dentro de mim? A liturgia da missa é formidável neste sentido. Quando proclamamos ‘o Senhor esteja convosco, Ele está no meio de nós’, no nosso coração existe a fé de que o Senhor está em nosso meio ou dizemos apenas porque aprendemos na catequese?”, refletiu o sacerdote, que também é pároco da Paróquia São José Operário.

Dom Geremias também esteve no retiro e deixou uma palavra de ânimo aos agentes

Dom Geremias Steinmetz também esteve no retiro, oportunidade em que deixou uma palavra de ânimo e orientação para todos os agentes. “Comunicar exige responsabilidade. A comunicação cresce à medida que comunicamos a verdade”, ressaltou. O arcebispo também lembrou da nomeação de dom Valdir José de Castro, bispo de Campo Limpo (SP), para a presidência da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). “É um paulino, congregação que é da comunicação, o que oferece boas perspectivas”.

Para a coordenadora da Pascom, Terumi Sakai, o retiro foi um momento de fortalecimento da fé

Para a coordenadora da Pascom da Arquidiocese de Londrina, Terumi Sakai, o encontro foi um momento de fortalecimento da fé. “Foi um retiro de qualidade e todos nós fomos agraciados com chuvas de bênçãos e graças. Saímos transbordando alegria e cheios do Espirito Santo para seguirmos a missão”, afirmou. A coordenação agora prepara o Mutirão de Comunicação, previsto para agosto.

Pedro Marconi
Pascom Arquidiocesana