Com o intuito de uma Igreja cada vez mais inclusiva, no sábado, 15 de abril, a coordenação da Animação Bíblico-Catequética e a equipe do secretariado de atendimento à catequese especializada, promoveu a segunda formação relacionada a este tema. A formação foi conduzida pelo psicólogo Wagner Almirão e pelo padre Glauber Gualberto, no Centro de Pastoral Jesus Bom Pastor. Participaram cerca de 130 pessoas vindas das diferentes paróquias e decanatos. A inclusão na catequese se refere à prática de garantir que todos, independente de suas diferenças, tenham acesso igualitário à participação na vida da comunidade religiosa.
Foram apresentados os dados obtidos através de um questionário enviado a todas as paróquias da Arquidiocese de Londrina, a fim de conhecer e analisar a realidade que temos em cada uma. Os assessores também explanaram sobre algumas deficiências, síndromes, transtornos e as diferentes nomenclaturas. O tema da inclusão está muito presente no dia-a-dia da comunidade. A inclusão é um processo cheio de imprevistos, sem fórmulas prontas e que exige aperfeiçoamento constante.
O caminhar junto Igreja, família e catequizando se torna um caminho de igualdade e equidade, buscando estratégias e recursos que vão acrescentar na vida de cada indivíduo em sua singularidade.

Animação Bíblico-catequética

Fotos: Guto Honjo