A Pastoral da Comunicação (Pascom) Arquidiocesana promoveu no sábado, 4 de março, a primeira Formação Básica sobre fotografia para o trabalho pastoral, com o coordenador do Setor Fotografia da Pascom, Guto Honjo. Participaram cerca de 200 agentes da Pascom e também de outras pastorais, provenientes de paróquias de todos os 11 de decanatos da Arquidiocese de Londrina.
A formação abordou tanto aspectos litúrgicos a serem levados em consideração pelos fotógrafos católicos, quanto orientações para o trabalho pastoral e dicas para o bom manejo do equipamento fotográfico. Foram orientações práticas para agentes da Pascom e também de outras pastorais que já fotografam ou irão fotografar eventos da Igreja, respeitando os ritos e as necessidades pastorais.
Esta foi a primeira formação presencial promovida pela Pascom Arquidiocesana desde 2020, quando iniciou a pandemia de COVID-19. Desde então a Pastoral da Comunicação cresceu muito em demanda e agentes, porém as restrições de realizar encontros presenciais até 2022 impediram as formações arquidiocesanas.

O resultado foi a grande quantidade de pessoas participantes do encontro, explica a coordenadora arquidiocesana, Terumi Sakai. A princípio eram esperadas entre 30 e 40 pessoas, mas quase 200 pessoas fizeram a inscrição e participaram ativamente do encontro, vindas inclusive de cidades distantes como Porecatu e Miraselva e da Diocese de Cornélio Procópio. “Percebi que todos saíram muito felizes do encontro, foi um momento não só de formação, mas também de integração entre os agentes de toda arquidiocese”, destaca Terumi.

O arcebispo dom Geremias Steinmetz marcou presença no encontro trazendo uma palavra de incentivo e sua bênção aos agentes da Pascom. Falou também do impulso que a pastoral tem tido nos últimos anos, inclusive, por motivação dos próprios agentes. “Em todo lugar que eu vou, vejo gente com a camiseta da Pascom, se identificando que está aí para registrar alguma coisa… Isso é muito bom.”

O assessor da Pascom, padre Dirceu Junior dos Reis, pároco da Paróquia São José Operário, conduziu a oração inicial a partir do texto bíblico de São João. A espiritualidade é ponto alto do trabalho da Pastoral da Comunicação, compõe um dos quatro eixos de atuação: espiritualidade, formação, articulação e produção. Padre Dirceu falou da importância da comunicação como canal do serviço a liturgia com singeleza e cuidado, pois recebemos a graça do Santo Espírito para ser comunicadores do evangelho.

Na formação também foram apresentados o novo vice-coordenador do Setor Fotografia, Paulo Bonatti, e os novos coordenadores do eixo espiritualidade, diácono Anderson Okada, e do eixo formação, Gustavo Bonatti.

No segundo semestre está prevista nova formação sobre fotografia para o trabalho pastoral.

Juliana Mastelini Moyses
Pascom Arquidiocesana

Fotos: Guto Honjo, Edson Pires de Jesus, Juliana Mastelini Moyses, Paulo Bonatti e Terumi Sakai

O assessor, padre Dirceu Junior dos Reis, conduziu a oração inicial