#Compartilhe

No dia 4 de março, coordenadores paroquiais e decanais dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) participaram de uma formação sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil, que teve início no dia 20 de novembro de 2022 e prossegue até o dia 26 de novembro deste ano. O encontro foi assessorado pelo padre Glauber Gualberto, assessor dos GBR. O arcebispo dom Geremias visitou o grupo reunido dando uma palavra de esperança e uma bênção no prosseguir a missão.

O Ano Vocacional comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país, deseja promover a cultura vocacional nas comunidades, famílias e sociedade. É inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

O tema “Vocação: Graça e Missão” se fundamenta na afirmação de que a vocação aparece realmente como um dom de graça e de aliança, como o mais belo e precioso segredo de nossa liberdade. A iniciativa nos ajuda a tomar consciência de que todos os batizados são chamados e enviados. E o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33) recorda os discípulos de Emaús: o coração que arde ao escutar a Palavra do Ressuscitado e os pés que se colocam a caminho para anunciar o encontro com o Cristo, que nos envia em missão.

Padre Glauber indicou pistas para que os GBR desenvolvam a temática do Ano Vocacional, como intensificar a oração pelas vocações, tendo presente todos os ministérios; apresentar testemunhos de vida; a Leitura Orante da Palavra com a promoção e organização de momentos orantes vocacionais a partir dos salmos; orações evangelizadoras que envolvam crianças, catequistas, jovens, famílias, pastorais e movimentos (celebrações, tríduos, retiros); e maior conscientização sobre orientação vocacional.

A irmã Salette Besen, coordenadora dos GBR, destaca que os grupos bíblicos podem colaborar com a missão de levar uma cultura vocacional para as comunidades. “Precisamos também encorajar e organizar novos GBR e missões populares com jovens, em vista da renovação de experiências de fé e de projetos vocacionais, abrindo espaços para que os jovens criem novas formas de missão, por exemplo, nas redes”, destaca.

Para ela, os GBR devem ter em sua estrutura a cultura vocacional e, a partir da Palavra, promover a cultura vocacional nas comunidades.

Irmã Salette concluiu o encontro com a reflexão sobre os discípulos de Emaús (Cf Lc 24, 13-35). Fortaleceu a necessidade de estar com Jesus, permanecer com Ele e a partir d’Ele evangelizar, fortalecendo e criando novos grupos bíblicos. “Prosseguir com fé, coragem e esperança, pois Cristo Ressuscitado, que nos chamou, continua conosco e jamais nos abandona”, conclui.

GBR

Fotos: Juliana Mastelini Moyses / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.