Nesta quarta-feira, 8 de março, terceiro dia da etapa continental do Sínodo dos Bispos, os grupos de trabalho se concentraram nos números 57 a 70 do documento-base, que trata da comunhão, participação e corresponsabilidade na Igreja. O arcebispo dom Geremias Steinmetz é um dos participantes do encontro e destaca alguns elementos discutidos. Dentre eles o clericalismo e o desejo de repensar a participação das mulheres na Igreja diocesana na perspectiva dos carismas, vocações e ministérios, e também da sinodalidade, o caminhar juntos da comunidade eclesial, que vai tomando forma pouco a pouco, explica dom Geremias.

O arcebispo destaca a ideia de uma Igreja mariológica, que busque no estudo sobre Maria entender o papel das mulheres na Igreja. “[É preciso] explicitar melhor o aporte feminino na qualidade do trabalho de evangelização”, ou seja, “deixar mais clara a compreensão da Igreja sobre o trabalho das mulheres”. Também inserir boas práticas na inclusão das mulheres e dos joven, aponta dom Geremias. “São grandes questões que certamente o Sínodo deverá se debruçar para poder apontar soluções ou pistas de soluções para a Igreja como um todo”, finaliza.

Pascom Arquidiocesana

Foto: Fabrício Preto

Grupo de trabalho da etapa continental do Sínodo