Este foi o lema escolhido para a realização do 3º Ano Vocacional do Brasil, um grande desejo de organismos vocacionais reunidos em 2019 no Santuário Nacional de Aparecida para a realização do 4º Congresso Vocacional do Brasil. Naquela ocasião, foi sentida a necessidade de relembrar a questão vocacional em toda nossa Igreja, a partir da qual todos os batizados devem corresponder ao chamado que Deus realiza: a de ser o seu “rosto” neste mundo. Com isso, devemos ir anunciando o Reino do Senhor até que Ele venha, com nossas vidas e, claro, quando possível, também utilizando palavras, como dizia São Francisco de Assis, para apresentar Jesus, o verdadeiro sal da terra e luz das nações.

Deste modo, no último dia 19 de novembro, Dom Geremias Steinmetz fez a abertura oficial deste ano vocacional e, assim como os discípulos de Emaús, seguindo o caminho Sinodal da Igreja, nos convidou a reconhecer a voz do Bom Pastor que caminha ao nosso lado, nos ensinando as sagradas escrituras e partindo o pão para cada um de nós. Necessitamos ter o coração voltado para Deus, para reconhecê-lo ao partir do pão, em cada Santa Missa, em cada sacramento ou ainda em nossa vida de oração pessoal, e assim ter o coração ardente para voltar à origem, ao centro, e claro, não menos importante, à meta em que toda vocação deve nos guiar: deixar que Jesus seja o centro de nossas vidas!

Nossa Igreja é ministerial, assim o ano vocacional tem o objetivo claro de promover a cultura vocacional em nossas comunidades eclesiais, para que cada vez mais se despertem vocações para toda a Igreja, para que ela realize sua própria vocação primordial: a de ser missionária. Somos todos vocacionados por natureza, por isso, convidados a empregar os dons e talentos que temos para o bem de toda a comunidade (cf.  Cor 12). Seguir o caminho de Emaús é buscar justamente esta identidade vocacional que cada um possui em Deus, para que, unidos à videira que é Cristo (cf. Jo 15), possamos acolher o seu chamado como graça, deixando arder o coração para colocar os pés a caminho.

A vocação aparece sempre como um dom da graça de Deus para nossa santificação e realização pessoal. Já diziam os filósofos antigos que existe o desejo no coração humano da busca pela felicidade. Deste modo, descobrir o chamado que temos em Deus é o mais precioso segredo da nossa felicidade e consequentemente da nossa liberdade. Portanto, “o tema e o lema do Ano vocacional, assim definidos, querem favorecer em cada pessoa o acolhimento do chamado de Jesus como graça, sendo oportunidade para que mais e mais corações ardam e que os pés se ponham a caminho, em saída missionária” (Texto-base, nº 8).

Por tudo isso, queremos agradecer ao Senhor pelos chamados vocacionais confirmados ao longo deste ano. São seis novos padres arquidiocesanos, 17 novos diáconos permanentes e quatro diáconos transitórios, um novo bispo para a Igreja, filho de nossa Igreja particular. Agradecer pelos inúmeros batizados, matrimônios, ministros da Sagrada Eucaristia ou da palavra instituídos, catequistas, pelos seminaristas, religiosos e religiosas, enfim, por todos os sinais vocacionais existentes. Desejamos que este 3º Ano vocacional, possa continuar nos ajudando a ouvir a voz do Senhor e ser uma Igreja Sinodal, nos colocando a caminho, para que mais vocações sejam despertadas em nossas comunidades.

Pe. Renato Aparecido Ferraz Pelisson
Padre referencial do Serviço de Animação Vocacional (SAV)
Vigário da Paróquia Santa Terezinha, Sertanópolis