Na sexta-feira, dia 24 de junho, a Igreja celebrou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, padroeiro da arquidiocese, do município e da Catedral de Londrina. Durante todo o dia, cerca de 10 mil fiéis, incluindo padres, diáconos, seminaristas e religiosos de toda arquidiocese, passaram pela Catedral.

A primeira missa do dia, às 8h, foi presidida pelo padre Alexandre Alves Filhos, coordenador da Ação Evangelizadora, e contou com a presença dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC). Às 10h30, dom Geremias Steinmetz presidiu a Santa Missa pela santificação do clero, com a presença dos nossos padres, diáconos e seminaristas, dentre eles o padre Marcos José dos Santos, eleito bispo da Diocese de Cornélio Procópio. A celebração teve a presença também de autoridades civis de município e do Estado, dentre eles o prefeito Marcelo Belinati.

Na missa, o arcebispo explicou que o coração de Jesus refere-se à totalidade da pessoa de Cristo. “O coração humano e divino de Jesus. Humano por causa dos espinhos, um coração ferido, crucificado, que mesmo com todo sofrimento é um vencedor. Adorar Jesus é ser um vencedor”, destaca.

Um coração próximo ao povo, “que nos ama tanto, que nos dá sua vida, que derrama seu sangue, que nos quer dar todo seu amor, que nos reconcilia com Deus em todas as dimensões”. Por isso, fala dom Geremias, enquanto os fariseus e doutores da lei ensinavam doutrinas rígidas e sem caridade, Jesus convida: “aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis repouso para as vossas almas”.

Relembrando o tempo pandêmico que ainda vivemos, mas em que as atividades estão recomeçando, “o nosso povo novamente recomeçando vibrar com a vida, com a fé, com a esperança, com o desejo de sermos sempre melhores”, o arcebispo acredita que celebrar o Coração de Jesus dá um novo ânimo, faz com que o coração palpite, “porque temos a certeza de que Deus caminha conosco, Deus caminha com a Igreja, levando a Igreja, fazendo com que ela continue cumprindo a sua missão.”

Ao saudar as autoridades civis presentes na missa, dom Geremias destacou que a fé ao Sagrado Coração de Jesus, que é também padroeiro do município de Londrina, tem uma incidência muito forte na vida da sociedade. Por isso, agradeceu aqueles que se colocam a serviço, que se dedicam inclusive em nome da fé. “É o que se pensa e o que se quer. Que o padroeiro de uma cidade, de uma diocese, de uma arquidiocese, possa ter incidência até mesmo sobre aquelas decisões mais simples ou aquelas que de modo especial dizem respeito à vida do nosso povo”, destacou. “Queremos que Deus continue guiando nossas cidades, nossos municípios, nossos governos, para que de fato possa fazer aquilo que é capaz de trazer vida para o nosso povo.”

O arcebispo também louvou ao Sagrado Coração de Jesus pela nomeação do padre Marcos José dos Santos como novo bispo de Cornélio Procópio. “Quanto tempo Londrina espera por uma nomeação episcopal, e essa graça obtivemos nesta semana.”

Dom Geremias também rezou pelos doentes, especialmente pelo padre Sebastião Tavares, que se encontrava hospitalizado e veio a falecer na sexta-feira à noite

Apostolado da Oração

Às 15h, a missa foi com os membros do Apostolado da Oração – Rede Mundial de Oração do Papa, que trouxeram bandeiras e estandartes representando as 83 paróquias da arquidiocese. A missa foi presidida pelo padre Paulo Alencar, assessor do Apostolado da Oração, e concelebrada pelo padre Luciano da Paixão, pároco da São Luiz Gonzaga.

Além da coroação da imagem do Sagrado Coração de Jesus, nessa missa foi apresentado o primeiro grupo do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) da arquidiocese, da Paróquia São Luiz Gonzaga, distrito de São Luiz. O MEJ é o braço jovem do Apostolado da Oração, composto por crianças, adolescentes e jovens.  Ao fim da missa, padre Paulo e padre Luciano entregaram a cruz aos novos membros do MEJ.

Jovens

A última missa do dia mobilizou os jovens de toda arquidiocese. A Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Dirceu Reis, assessor do Setor Juvenil, e contou com a participação de jovens de vários grupos de Londrina. Na homilia o padre expressou uma prece ao Sagrado Coração de Jesus pelos jovens da cidade que perderam a capacidade de sonhar: “Sagrado Coração de Jesus, derrame aos corações dos adolescentes e jovens a virtude cristã da esperança para que com ela possam sonhar e viver sob a vossa luz e assim alimentem a beleza da Igreja e a alegria da Boa Nova”.

Ao fim da celebração, os jovens carregaram o andor com a imagem do padroeiro durante a procissão em torno da Catedral, expressando o amor e devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Juliana Mastelini Moyses

Pascom Arquidiocesana