Mais uma vez os bispos do Brasil, que se reúnem em unidade na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), divulgam uma Mensagem ao Povo Brasileiro, em atenção ao momento que o nosso país atravessa. É o resultado da leitura que cada bispo faz da realidade na sua região e daquilo que pode perceber no seu Estado e também na nação. É um texto produzido a muitas mãos e com um forte senso de diálogo, de idas e vindas entre os participantes.

De fato, a mensagem começou a ser pensada no Conselho Permanente, on-line, que ocorreu no mês de março. Ali foram apresentadas várias opiniões, sugestões e elementos que não poderiam faltar numa mensagem como essa.

Um primeiro elemento é que ela deveria ser dirigida ao Povo Brasileiro e não apenas aos católicos, significando a atitude de diálogo e serviço ao mundo que a Igreja precisa ter. Assim ela se define: Igreja a serviço e em diálogo. Alguém logo ofereceu a sugestão que a mensagem deveria ter uma abertura com uma “constatação esperançosa” devido à “explosão de solidariedade” que o país viveu durante a pandemia. Deveria apresentar debilidades estruturais potencializadas pela COVID -19; ressaltar a grande oportunidade que a nação tem num ano eleitoral. Destaque para apelos e incentivos à participação, ao voto, às eleições, à defesa das instituições, a praticar a Boa Política, etc.

Outros temas sugeridos no processo de elaboração da nota: o compromisso do episcopado, o desmanche das políticas públicas, a defesa das instituições; a questão da justiça social e as pautas de costumes, etc. Portanto, apresento-lhes a MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO PARA ESTE ANO DE 2022, que pode ser acessada pelo Qr Code ao lado. Que ela possa ser lida, analisada, estudada e, por fim, que ajude na construção de um país mais justo, fraterno, solidário e para todos.

“A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

59ª. Assembleia Geral da CNBB

Conclamamos toda a sociedade brasileira a participar das eleições e a votar com consciência e responsabilidade, escolhendo projetos representados por candidatos e candidatas comprometidos com a defesa integral da vida, defendendo-a em todas as suas etapas, desde a concepção até a morte natural. Que também não negligenciem os direitos humanos e sociais, e nossa casa comum onde a vida se desenvolve. Todos os cristãos somos chamados a preocuparmo-nos com a construção de um mundo melhor, por meio do diálogo e da cultura do encontro, na luta pela justiça e pela paz.

Agradecemos os muitos gestos de solidariedade de nossas comunidades, por ocasião da pandemia e dos desastres ambientais. Encorajamos as organizações e os movimentos sociais a continuarem se unindo em mutirão pela vida, especialmente por terra, teto e trabalho. Convidamos a todos, irmãos e irmãs, particularmente a juventude, a deixarem-se guiar pela esperança e pelo desejo de uma sociedade justa e fraterna. Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, obtenha de Deus as bênçãos para todos nós.

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina

Revista Comunidade edição maio de 2022.
Palavra do Pastor é o artigo mensal do arcebispo dom Geremias Steinmetz na Revista Comunidade, a revista oficial da Arquidiocese de Londrina, que tem como patrocinadores:

ALVARO TINTAS
BELLA CONFORT