Entre os dias 13 a 15 de março, os bispos do Regional Sul 2 da CNBB estiveram reunidos em Assembleia

A Assembleia dos Bispos do Paraná, que iniciou na noite do domingo, 13 de março, conclui-se ao meio dia dessa terça-feira, 15 de março, com uma missa na comunidade São Pedro, que pertence à Paróquia São Sebastião, na Diocese de São José dos Pinhais (PR).

Os bispos iniciaram o dia com a oração das Laudes na capela da Casa Nossa Senhora do Amparo, onde estavam hospedados. Após o café, deram prosseguimento aos trabalhos previstos na pauta. Um dos temas de grande relevância nos debates, estudos e encaminhamentos foi a “6ª Semana Social Brasileira”, que é uma nomenclatura para falar de um grande trabalho que iniciou em 2019 e perdura até 2023. O secretário executivo da CNBB Sul 2, padre Valdecir Badzinski, relatou que “os bispos fizeram uma análise, reconheceram a grandeza dos trabalhos desenvolvidos e adentraram aos trabalhos que serão desenvolvidos em 2022, como o contato com os padres, religiosos (as), pastorais, movimentos e reuniões com as dioceses”.

Outro tema importante de estudo, realizado pelos bispos, foi sobre o serviço da Pastoral da Sobriedade. Os bispos estudaram sobre a incidência dos entorpecentes na vida das pessoas e das famílias. Foram analisados números, gráficos e refletido sobre as clínicas de recuperação que existem no Paraná. “A Pastoral da Sobriedade é uma ação concreta da Igreja na prevenção e na recuperação dos dependentes químicos e busca a integração de todas as pastorais, movimentos, comunidades terapêuticas, parcerias, casas de recuperação, a fim de mitigar o sofrimento de tantas famílias”, disse padre Valdecir.

A Pastoral Familiar, especialmente neste tempo de pandemia, também foi um dos assuntos sobre os quais os bispos dedicaram um bom tempo de trabalho. “Sabemos o quanto é importante o trabalho da Igreja junto às famílias, dando um suporte, gerando esperança, abrindo perspectivas e ajudando a solucionar problemas internos, quer seja de relacionamentos, de educação na fé, de moral ou relacional”, afirmou padre Valdecir.

Às 11 horas, os bispos seguiram até a comunidade São Pedro para a celebração da missa de conclusão, que foi presidida pelo bispo de São José dos Pinhais, dom Celso Antônio Marchiori, ladeado pelo bispo de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl, e pelo bispo de Cornélio Procópio, dom Manoel João Francisco. A missa teve a participação expressiva da comunidade local e também contou com a presença da prefeita da cidade de São José dos Pinhais (PR), Nina Singer.

Para dom Volodemer Koubetch, arcebispo da Metropolia Católica Ucraniana São João Batista, responsável por acolher a assembleia, o evento foi uma conquista e um grande ganho, do qual toda a Igreja Católica Ucraniana vai lembrar por muito tempo.

“O grande ganho desse evento foi exatamente esse ponto mais alto da convivência entre os bispos da Igreja Católica Ucraniana e da Igreja Católica Latina. Algo que já vem acontecendo há muitos anos e nessa assembleia, aqui na Colônia Marcelino, chegou no seu ponto mais alto. Depois, tivemos vários ganhos secundários, como o fato dos bispos ficarem hospedados na Casa Nossa Senhora do Amparo, que antes foi uma casa de recuperação de idosos, e agora tem uma nova destinação para retiros e encontros. Esse evento, certamente, é o maior e mais importante que essa casa terá. Além disso, percebo que, com essa Assembleia, a união entre essas duas comunidades, católica do rito latino e do rito ucraniano, se fortaleceu muito”, disse dom Volodemer.

Após a missa, os bispos foram recepcionados com um almoço, preparado pela comunidade São Pedro.

Karina de Carvalho
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2