A primeira comunidade do Caminho Neocatecumenal da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Decanato Oeste, realizou entre os dias 3 e 6 de fevereiro, a convivência de Início de Curso 2022, no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo em Londrina. A primeira comunidade da paróquia tem em torno de 35 catecúmenos e mais de 20 crianças que fazem o caminho neocatecumenal há mais de 20 anos.

Primeira comunidade do Caminho Neocatecumenal da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Decanato Oeste (Foto Mariah Oliveira)

A convivência realizada em Londrina apresentou à comunidade o conteúdo da convivência realizada em outubro do ano passado em Madri pela equipe internacional do Caminho Neocatecumental Kiko Arguello, María Ascensión Romero e o padre Mario Pezzi, repassado anualmente às comunidades do mundo inteiro.

Para o responsável da comunidade, Gerley Renato Oliveira, a convivência é importante pois ajuda a viver a comunhão na pequena comunidade, fundamental para a formação do cristão. “Nos dá força e ânimo para entrar e viver o novo ano que começa e nos prepara para anunciar o amor de Deus por nós e por toda a humanidade. É como encher as lâmpadas com o óleo para poder continuar”, destaca.

Na quinta e sexta-feira, o evento contou com a presença do padre Marcos André Nascimento Silva, reitor do Seminário Missionário Redemptoris Mater da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, juntamente com os seminaristas Fabrizio Ochoa, Tiago Moura, Ricardo Sousa e Rafael Oliveira. De passagem por Londrina, reitor e seminaristas participaram no sábado da ordenação episcopal do monsenhor Antonio Luiz Catelan, em Umuarama (PR). Na convivência, padre Marcos presidiu a celebração penitencial concelebrada pelos padre Antonio Carlos Golfetti e frei Gentil Minatti Junior, OCD.

Da esquerda para direita: Pe. Marcos André e os seminaristas Rafael Oliveira, Fabrizio Ochoa, Ricardo Sousa e Tiago Moura. (Foto Tiago Queiroz)

“O encontro com os irmãos da primeira comunidade da Paróquia Nossa Senhora da Piedade foi um encontro de comunhão”, destacou padre Marcos. “Uma ocasião para rever como o Senhor tem agido nas nossas histórias e também tem sido o autor da alegria que provém justamente da comunhão de estarmos juntos na mesma Igreja escutando o Senhor. Então nós agradecemos muito pela acolhida dada nesta passagem aí em Londrina”, finaliza o reitor.

Tiago Queiroz
PASCOM Arquidiocesana