No dia 21 de novembro foi realizado o encontro dos aspirantes ao diaconato permanente da Escola Diaconal Santo Estevão da Arquidiocese de Londrina, com o arcebispo dom Geremias Steinmetz e o padre Marcio França, no Centro de Espiritualidade Paulo VI. Este se fez necessário, com os devidos cuidados de isolamento, para finalização das formações deste ano de 2020, que estavam suspensas por conta da pandemia desde o mês de março.

Dom Geremias fez a abertura expondo a Carta Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, falando sobre os oito capítulos, nos quais o Pontífice destaca quais os pontos essenciais para que a fraternidade entre os povos possa, enfim, ser restaurada, segundo os valores do Santo Evangelho.

O padre Márcio França foi indicado por dom Geremias para acompanhar os diáconos permanentes e a Escola Diaconal. Ele se apresentou aos aspirantes e testemunhou sua caminhada de vida sacerdotal e o curso de doutorado em direito canônico na Itália até chegar à Diretoria da Escola Diaconal. Realizou a exposição das suas atribuições no acompanhamento dos aspirantes. Depois ele abriu a discussão sobre como os aspirantes estão se sentindo nesta caminhada formativa, pois no ano de 2021 encerram a parte de formação na Escola Diaconal.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa presidida pelo padre Marcio. Com este encontro espera-se a volta da normalidade das formações no ano de 2021 e que a Escola Diaconal continue formando os futuros diáconos permanentes que servirão às comunidades paroquiais da Arquidiocese de Londrina.

Diácono Moacyr Doretto

Fotos: Anderson Okada e Amarildo Lopes