Na manhã do primeiro domingo da quaresma, dia 1 de março, foi realizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Decanato Leste, o segundo retiro formativo para as lideranças de pastorais e movimentos das paróquias do Decanato Leste da Arquidiocese de Londrina.

Padre Claudio Marinini, SX, pároco da paróquia anfitriã, e a coordenadora do Conselho Pastoral Decanal (CPD), Sandra Mantovani Leite, deram as boas vindas a todos e fizeram a apresentação das paróquias. Em seguida a coordenadora do CPP do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina, Silmara dos Santos Tolomi, e o seminarista Juniar Padilha fizeram a oração inicial.

Na sequência o seminarista Juniar palestrou sobre a importância do tempo quaresmal levando os participantes a refletir e a compreender melhor como viver este tempo litúrgico. Após um breve intervalo, Sandra fez uma explanação sobre as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil de 2019 a 2023.

O encontro foi finalizado com a apresentação do novo decano, padre Laurindo Lopes, pároco das paróquias Santa Mônica e Nossa Senhora do Rosário, que agradeceu a todos pela participação e pediu a criação do SAV (Serviço de Animação Vocacional) nas paróquias do decanato. Depois houve adoração e benção do Santíssimo conduzida pelo padre Sérgio Campos (CSsR), pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga.

Participaram do evento 150 pessoas. Cada paróquia ficou responsável por um item para a colaboração da partilha no momento do intervalo.

Wanderley Tolomi
Pascom Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina