Nesta sexta-feira, dia 6 de setembro, dom Geremias Steinmetz concentrou suas atividades em Rolândia no território atendido pela Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Fátima, no Novo Horizonte. A visita à paróquia foi dividida em dois dias, já que território é extenso. O arcebispo esteve lá também na terça-feira, dia 3. “Estivemos em várias esferas ligadas à sociedade, ao povo. A função da Igreja é fazer esse diálogo de comunhão, levando uma palavra de esperança para nossa cidade”, explica o pároco frei Rodrigo.

Logo cedo dom Geremias conversou com as crianças e professores da Escola Maria do Carmo. Em seguida visitou o 15º Batalhão da Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Saúde. “Foi uma visita muito bonita. O pessoal que lida com a saúde do povo tem um carinho especial pela religião quando esta é capaz de transmitir a paz que os doentes precisam. Eu dizia também que as palavras saúde e salvação têm a mesma origem latina: salus. Então são duas coisas que caminham juntas: a saúde e o trabalho pela salvação, a saúde do corpo e da alma”, comentou dom Geremias.

O arcebispo visitou também a Capela Santa Rita de Cássia, no Jardim do Lago, comunidade composta por cerca de 500 famílias atendida pelos freis agostinianos e pelo diácono Adilson de Freitas. Edneia Ribeiro Lopes, coordenadora da liturgia na comunidade, conta que a construção da capela ficou pronta há pouco tempo e tem atraído cada vez mais pessoas para as celebrações. Dom Geremias comentou que pelo tamanho e quantidade de pessoas, a capela pode futuramente ser elevada a paróquia. “Seria um sonho realizado, mas a gente precisa de mais trabalho, mais esforço, mais conscientização da comunidade e participação”, destaca Edneia.

“A gente precisa ser um cristão comprometido, assim você está mais próximo da Igreja, mais próximo dos movimentos, como o dom Geremias está fazendo. Eu acho que o que ele está fazendo é um tipo de comprometimento com a Igreja, com o que ele acredita, com o que ele vive. A nossa fé tem que ser vivida, tem que ser praticada”, fala Edneia.

O arcebispo também visitou a Escola Municipal Monteiro Lobato e conversou com representantes do Conselho Tutelar do município. O conselho atende à população da cidade de Rolândia, das comunidades rurais e dos distritos de Bartira e São Martinho. “Foi um diálogo muito interessante e até de emoção porque muitas vezes eles não têm com quem conversar sobre a realidade difícil que enfrentam de lidar com a violência física e psicológica”, explica o arcebispo.

À noite, dom Geremias celebrou a Santa Missa na Comunidade rural Sagrado Coração de Jesus, na Comunidade Ceboleiro, saída para Arapongas.

Juliana Mastelini Moyses
PascomArquidiocesana