Cerimônia na Catedral marcou o início dos trabalhos com novas diretrizes pastorais na arquidiocese

Encerrando um ano de trabalho com vistas no futuro da Igreja de Londrina, o novo Plano Arquidiocesano de Ação Evangelizadora foi lançado em uma cerimônia dia 30 de novembro na Catedral de Londrina. A Santa Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz teve a presença do clero, religiosos e leigos da arquidiocese.

O plano, que tem como tema “Deus habita esta cidade” (Sl 47,9), influencia diretamente cada fiel da arquidiocese, pois mostra aquilo que terá mais atenção no cotidiano das comunidades. “É o fruto de um ano de trabalho que agora a gente lança pra diocese, para os padres, para o trabalho pastoral, para o dia a dia”, falou dom Geremias.

O arcebispo explica que agora, as propostas indicadas serão discutidas e colocadas em prática nas comunidades e paróquias. “São propostas muito práticas no sentido dos grupos de reflexão, do dia da Palavra, da leitura orante da Sagrada Escritura, também das escolas de teologias, do ensino da Doutrina Social da Igreja, e também da experiência pessoal com Jesus Cristo. Promover esses encontros da pessoa com o próprio Senhor para podermos avançar em algumas coisas das comunidades, dos ministérios, na área do trabalho dos leigos, e podermos quem sabe influenciar cada vez mais a sociedade”, acrescenta.

Ao final da Missa, o arcebispo entregou exemplares do plano a lideranças da arquidiocese, representando que este alcança todos os setores da Igreja de Londrina, assim como o processo de produção do plano envolveu todas as comunidades. “Até agora, com este, foram 17 planos lançados, então poder contribuir com a evangelização na arquidiocese é uma grande satisfação. Poder somar forças com os padres, com as lideranças que ajudaram a construir este plano, foi um processo realmente muito participativo. Juntos vamos contribuindo com uma arquidiocese mais viva, mais missionária, mais evangelizadora”, comemorou padre Evandro Delfino, coordenador da Ação Evangelizadora da arquidiocese.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana