Mais de 4 mil pessoas presenciaram hoje a volta da imagem do Sagrado Coração de Jesus à Catedral Metropolitana de Londrina, na Santa Missa em celebração à Festa do Sagrado Coração de Jesus. A celebração foi presidida por Dom Geremias Steinmetz e concelebrada pelos padres da Catedral e da arquidiocese. Momento aguardado pela comunidade desde que a imagem foi danificada no começo de janeiro, vítima da intolerância religiosa.

Ao final da missa, ao som de “Coração Santo, tu reinarás”, cantado pelo coral, pelos sacerdotes e pelos fiéis presentes na catedral, a imagem foi conduzida até o presbitério pelos soldados do Tiro de Guerra, acompanhados por todos os presentes na Catedral. Com celulares e câmeras nas mãos, os fiéis emocionados registraram toda cerimônia. Dom Geremias abençou a imagem, que depois foi conduzida até o altar lateral em procissão com os padres e colocada no altar lateral. Mais de três pessoas acompanharam ao vivo a celebração pelo Facebook da Catedral Metropolitana de Londrina.

Homilia

Para Dom Geremias, a entrega da imagem do Sagrado Coração restaurada é significativa neste momento que o país vive, em que os cacos do país também precisam ser ajuntados e reconstruído com maestria, inteligência e técnica. “Esta imagem que foi vítima da intolerância, cuja violência a transformou em mais de 250 pedaços foi cuidadosamente reconstruída e voltou a ser um dos símbolos da Catedral do Coração, do nosso coração, do coração do povo londrinense”.

O arcebispo lembra que a intolerância também destrói hoje muitas famílias, até cidades e países. Mas, assim como a imagem quebrada foi reconstruída com a ajuda de muitas pessoas de todas as classes sociais, que trabalharam com arte e técnica, muitas pessoas também precisam ser reconstruídas pelo perdão e pela misericórdia. “Muitas famílias precisam ser reconstruídas pelo diálogo, pelo reapaixonamento, pela alegria do amor, muitas precisam ser reconstruídas pela justiça, por boas administrações, pela ética. Sobretudo o nosso querido país, a terra que tanto amamos, também precisa ser reconstruída com justiça, tolerância, ética com o bem público. Os cacos do Brasil precisam ser ajuntados, recolocados com maestria, inteligência e técnica para que volte a ser o espaço que Deus nos concedeu para construirmos nossas vidas, nossa história, nossa felicidade. Que o Sagrado Coração de Jesus nos conduza neste intento”.

Juliana Mastelini Moyses
PASCOM Arquidiocesana