No dia 08 celebramos o dia do Nascituro, que vem do Latim Nascituru – aquele que há de nascer. A data celebra então  o direito à proteção da vida e saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos. Desde 2005 a Igreja realiza entre os dias 1º a 7 de outubro a Semana Nacional da Vida, instituída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), culminando com o Dia do Nascituro (08/10). É uma data fixa no calendário da CNBB.

A Comissão Vida e Família da CNBB destaca que:  “A atividade da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro é uma feliz iniciativa da Igreja. Busca ecoar na consciência, não só dos católicos, mas também de todos os homens e mulheres de nossa sociedade, o quão é necessário criar uma cultura da vida numa realidade que, muitas vezes, passou a considerar certas condições humanas como descartáveis”.

Temos a alegria de informar que, em Londrina, o Dia do Nascituro também foi instituído pela Lei Municipal n. 12.509/2017, fazendo parte do calendário de comemorações oficiais do Município. Deste modo, a rede de escolas pública e particulares de Londrina, associação de pais e demais entidades da sociedade civil poderão promover palestras, seminários e outros eventos alusivos ao Dia do Nascituro, sempre de modo a promover e defender a vida do ser humano que se inicia na concepção e vai até o seu fim natural.

Como disse Madre Teresa de Calcutá: A vida é a VIDA, defende-a.”

ORAÇÃO

Nós vos louvamos, Senhor, Deus da Vida. Bendito sejais, porque nos criastes por amor. Vossas mãos nos modelaram desde o ventre materno. Nós vos agradecemos pelos nossos pais, famílias e todas as pessoas que cuidam da vida humana desde o seu início até o fim. Em Vós somos, vivemos e existimos. Abençoai todos e todas que zelam pela vida humana e a promovem. Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde. Dai às pessoas e às famílias o pão de cada dia, a luz da fé e o amor fraterno. Nossa Senhora Aparecida, intercedei por nossos nascituros, nossas crianças, nossos jovens, nossos adultos e nossos idosos, para que tenham vida plena em Jesus, que ofereceu sua vida em favor de todos. Amém. (Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida)

Clique aqui para ver a lei Municipal