compartilhe a viagem caritas (7).1
Dom Geremias Steinmetz, Arcebispo de Londrina e Bispo Referencial da Cáritas Regional Sul 2.

Com duração de dois anos, o objetivo é promover a cultura do encontro em defesa dos migrantes e refugiados. Em Londrina, o lançamento foi feito pelo bispo referencial da Cáritas no Regional Sul 2 e arcebispo de Londrina, dom Geremias Steinmetz. “A campanha tem em vista a situação que o mundo enfrenta com relação aos migrantes que perderam seu chão e estão procurando seu espaço pelo mundo”.
O embaixador da campanha é o Papa Francisco, que se mostra sensível à situação dos migrantes e refugiados. “O Santo Padre quer sensibilizar o mundo pois essa é uma questão humanitária. O Papa também quer falar do Evangelho, acolher o Cristo quando abrir o coração ao migrante”, destaca o bispo.

A gerente executiva da Cáritas Londrina, Deusa Favero, recorda que a migração é um movimento muito familiar para a maioria dos brasileiros. “Se olharmos para as nossas histórias pessoais, vamos encontrar pessoas que vieram para cá em busca de melhores condições.” Deusa destaca que a campanha vem num momento em que as pessoas precisam unir esforços para pensar o problema, que é de todos. “A grande dificuldade que temos é o preconceito. O Brasil estava acostumado a exportar força de trabalho. Hoje se inverteu um pouco, o Brasil passa a receber e nós não estávamos preparados, existe um susto. Precisamos refletir, para que todos possam aceitar e olhar com novos olhos, às vezes pra própria história”.
compartilhe a viagem1A irmã Inês Facioli, coordenadora da Pastoral do Migrante em Londrina, conhece de perto a realidade dos imigrantes na Arquidiocese de Londrina, cujo principal desafio é o desemprego. Ela defende que a cultura do encontro que a campanha quer trazer deve ser mais forte que a globalização do mercado e da economia. “O mercado e a economia estão fixando as regras, fixando estruturas e nós nessa campanha teremos que fixar estruturas de aproximação, de ir ao encontro, de nos enriquecermos nessa troca”.
Segundo a irmã, a campanha quer que toda a sociedade se envolva, entenda e acompanhe os deslocamentos dos migrantes. “Compartilhar na área digital é muito fácil, um clica, outro reclica. Agora você compartilhar uma viagem é um desafio pra se envolver com as causas, com as consequências, com as necessidades, com os sonhos, com as esperanças dos que estão nessas viagens”.
A campanha foi lançada nesta quarta-feira no mundo todo.

Atividades
Hoje à noite, às 20 horas nas escadarias da catedral, será o lançamento da campanha com a comunidade. Grupos farão apresentações, inclusive a Pastoral Afro, e a Cáritas vai expor questões e dados sobre a campanha às pessoas que passarem pelas escadarias da catedral. “A ideia é levar até a sociedade algumas ações. Precisamos intensificar as rodas de conversa. Precisamos de voluntários para as aulas de língua portuguesa, então vamos ter muita história pra contar daqui pra frente”, explica Deusa.

Juliana Mastelini
PASCOM Arquidiocesana