Nossa Arquidiocese foi representada pelo Pe. André Luis Oliveira coordenador do Clero e da Pastoral Presbiteral.

Durante reunião da Comissão Episcopal de Pastoral do Regional Sul 2 da CNBB, acontecida no dia 30/08, na sede do Regional, em Curitiba, com a presença de membros da Comissão Regional dos Presbíteros do Paraná (CRP) e representantes legais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), firmou-se uma parceria para a realização de cursos pós-graduação para presbíteros, que terão início a partir do segundo bimestre de 2017.

A parceria entre as três entidades (CNBB / CRP / PUCPR) tinha sido sonhada há muito, mas parecia distante de se concretizar. No entanto, em precedente reunião da Comissão Episcopal de Pastoral, em 7 de junho de 2016, o reitor da Universidade sr. Dr. Waldemiro Gremski, afirmou: “Para nós, este encontro gera a sensação de cumprimento de dever, pois a PUCPR pertence à Igreja”. Essa perspectiva aberta pela PUCPR foi levada ao conhecimento dos presbíteros em seu encontro anual (de 22 a 25 de agosto, em Campo Mourão – PR) e presbíteros de todas as quatro províncias do Regional aderiram à proposta da criação de cursos pós-graduação nas províncias. Na ocasião, enfatizaram a necessidade de constante atualização teológica e pastoral, como também a formação permanente continuada dos padres.

A PUCPR disponibilizará os Câmpus para a realização dos cursos, que terão uma periodicidade apropriada aos presbíteros (três dias de aulas ao mês) e subsidiará, em parte, as despesas. A CNBB e a CRP, por sua vez, motivarão presbíteros a se inscreverem nos cursos. No Paraná há 2031 presbíteros.

Para 2017 é prevista a abertura da pós-graduação lato sensu nas províncias de Curitiba e Londrina tendo como tema a Teologia Pastoral e a Gestão Eclesial. Na sequência cursos serão abertos também nas províncias de Maringá e Cascavel.

Enfim, foi apresentada e aprovada pelos bispos e presbíteros a grade curricular elaborada pelos professores da PUCPR. A todos a parceria gerou bastante alegria.

Regional Sul II