2 arrasta jovem (2)

Momentos de pregações, orações, teatro, música, dança e encontro com as famílias

Cerca de 500 jovens acima de 12 anos participaram, no domingo 7 de agosto, do 2º Arrasta Jovem do Decanato de Cambé. Inclusive idosos estiveram presentes. Frateres palotinos e seminaristas da Diocese de Campo Mourão, que tem seminário teológico em Cambé ajudaram. As atividades começaram logo cedo, às sete e meia da manhã, no Centro Comunitário da capela Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, na Vila Brasil, e terminaram lá pelas sete da noite nas ruas centrais da cidade com trio elétrico agitando a turma do “Arrasta”.

Foi um dia com momentos de pregação e animação, com teatro e dança, conduzidos pelo Ministério Sagrada Família, de Arapongas, e por grupos de todas as paróquias. O padre Cláudio do Amaral, vigário aqui na Paróquia Santo Antônio e que  trabalha junto aos jovens, celebrou missa e conduziu a adoração ao Santíssimo. Participou o padre Josenildo, pároco da Paróquia São Francisco Xavier, no Jardim Santo Amaro. Marcaram presença também jovens de Arapongas, Londrina e Rolândia.

Às 17 horas, houve o  encontro dos “arrastistas” com os familiares. Todos saíram atrás do trio elétrico pela região central da cidade. Cantaram, dançaram, rezaram, se confraternizaram.

O 2º Arrasta Jovem teve por tema “Sede misericordioso como também vosso Pai” ((lc 6,36), conectado com o Ano da Misericórdia, instituído pelo papa Francisco. Um incentivo para que os jovens participem das Santas Missões Populares, atividade desenvolvida pela Arquidiocese de Londrina.

Padre Cláudio, idealizador do evento, avalia que o 2º Arrasta “foi positivo face a alegria dos jovens que vieram de todas as paróquias de Cambé e também de outras cidades. Gente de vários grupos, inclusive Jovens Vicentinos, mostrando uma importante unidade entre eles”. E acrescenta que “todos beberam da mesma fonte: da música, da dança, das pregações, da santa missa e do momento sublime de adoração ao Santíssimo”. Ele também enalteceu a “dedicação do Ministério Sagrada Família, que animou, pregou e orou incansavelmente”. Outro acontecimento emocionante, destaca, foi a parada do trio elétrico no calçadão central. “Um momento muito forte com os jovens e seus familiares se abraçando e recebendo a bênção final”.

Por fim, agradece o pessoal que trabalhou no evento “a grande dedicação do PAF (Programa de Apoio Familiar), do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e do MFC (Movimento Familiar Cristão)”.

Contente com os efeitos positivos do Arrasta Jovem, padre Cláudio conta que ouviu o testemunho de muitos jovens que não participavam de nenhum grupo e, depois do 1º, ano passado, estão engajados. E faz votos que “todos perseverem, com muita animação, em suas paróquias”.

PASCOM – Paróquia Santo Antônio (Cambé)