foto oficialA Juventude Missionária de Londrina promoveu nos dias 08 a 10 de julho, em Ibiporã (PR), na casa de formação do PIME, o Encontro de Líderes da Juventude Missionária (ELJUMI) a nível provincial. O encontro contou com a presença de aproximadamente 35 pessoas, entre encontristas e a equipe de organização. Estavam presentes as Dioceses de Londrina, Cornélio Procópio e Lins – estado de São Paulo.

Dayane Pelacine, 29 anos, é de Cornélio Procópio e esteve no seu primeiro ELJUMI com a finalidade de implantação em sua Diocese. Dayane já havia participado do encontro que realizamos em Jataizinho (PR) e para ela, participar do ELJUMI foi o máximo. “O encontro mostrou a união e a organização que a JM tem. Os intervalos para interação nos proporcionaram um pouco mais da realidade do nosso próximo”, declarou.

O encontro deu início na sexta feira com a chegada dos encontristas e uma dinâmica de apresentação/interação. Após a janta iniciamos os estudos com o palestrante Paulo Tardivo, sobre “Universalidade da Missão”.Paulo nos conta que vivenciar a experiência do ELJUMI e humildemente contribuir de sua pobreza foi uma revitalização de sua vocação missionária. “Ver o ardor missionário acalentando aqueles corações juvenis era pra mim o sinal de que é possível sonhar na esperança da humanidade, dilacerada pela angustia, ser iluminada pelo anuncio de Cristo, o caminho, a verdade e a vida. Sei que a consciência missionária nasce do desabrochar na consciência do nosso batismo, então digo a vocês jovens, não tenham medo, vivam por Cristo, testemunhem Cristo, essa é a melhor aventura que vocês podem se lançar, aí está o sentido verdadeiro da vida”, nos conta Paulo, de 31 anos.

No sábado, depois do despertar e oração voltamos para a sala de palestra para acolher os que chegaram após a apresentação da noite anterior. Paulo inicia o assunto sobre “Evangelização, vocação própria da Igreja” e após o almoço Ivanise Michelli explica o que são as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e suas quatro pontifícias obras.

Para Ivanise o Eljumi foi mais uma experiência maravilhosa assim como as outras: “apresentar aos jovens o que são as Pontifícias Obras Missionárias, como foram fundadas e quem são os seus fundadores é uma grande alegria, assim vendo o brilho nos olhos deles”, ressaltou a vice coordenadora da JM em Londrina.

A tarde foi cheia de atividades com dinâmicas e mais conversas, além das palestras do Perfil do Jovem Missionário com Flávia Michels, coordenadora provincial, e sobre a Metodologia da Juventude missionária, com Renan Maia. De noite, tiveram um momento de descontração e interação com a noite cultural (festa julina) e com a Cristoteca. Ali, os jovens puderam firmar mais os laços de amizades que realizaram no encontro.

Participar do ELJUMI foi uma experiência muito gratificante. “As discussões e formações me ajudaram a entender melhor como a Juventude Missionária trabalha e conhecer os jovens que seguem o mesmo carisma. Fazer novas amizades é o que o grupo tem me proporcionado.”, nos conta o jovem Romário Antunes, 21 anos, que participa de um grupo de juventude missionária há 1 ano.

No domingo houve a avaliação do encontro com todos e após a missa de envio com o Pe. Paulo Amorim, o ELJUMI foi encerrado com o almoço.

Marissol Martins
Secretária Arquidiocesana da Juventude Missionária