#Compartilhe

30 romaria da terraA 30ª Romaria da Terra tem como tema: Cuidar da Terra  é Nossa Responsabilidade e como lema : Cuidar da terra, Renascer das águas e semear a Vida.

Romaria da Terra no Paraná: 32 anos de Caminhada– Um ato de Fé e solidariedade na defesa da vida humana e da biodiversidade

No ano em que a Igreja do Brasil coloca em pauta a questão da responsabilidade de todos e todas  com a realização da Campanha da Fraternidade oferecendo elementos para que a sociedade possa refletir a realidade que no momento cerca  as questões do saneamento básico como direito humano e politica publica indispensável. Somos também convocados pela encíclica papal “ Laudato SÌ “ a pensar e agir local e globalmente a partir de iniciativas e ações que possam expressar nosso cuidado.

A CPT quer com sua especificidade de ser presença junto aos camponeses e camponesas dar sua contribuição na reflexão e encaminhamentos de saídas concretas priorizando a responsabilidade para com o cuidado da Casa Comum. Neste ano celebramos 30 anos de Romaria pelas comunidades do Paraná, que com seus temas contribuíram para provocar e estimular ações e situações na construção de um lugar para bem viver, onde todas as criaturas  vivam em harmonia .

Como persistem as realidades que tem afrontado e destruído a vida, os desafios pastorais e de organização são muitos. Queremos com a Romaria  fortalecer as experiências e iniciativas das comunidades camponesas, indígenas e  dos povos do campo com relação á   agricultura  camponesa, familiar e agroecológica e suas lutas por direitos na permanência e conquista de seus territórios no Estado do Paraná

A Romaria da Terra, tem sido no Estado do Paraná  um espaço privilegiado de celebração e articulação das forças sociais, em especial dos camponeses e camponesas .  Denunciando as práticas do agronegócio, do modelo geração de energia elétrica focado exclusivamente na construção de hidrelétricas, os projetos de infra estruturas  que destroem as vidas e  anunciando,  as iniciativas de experiências que garantam a cidadania e a preservação do Bioma Mata Atlântica. Vários municípios das regiões do Estado já foram contempladas com a realização da Romaria. São 32 anos de história e  de romarias.

Naturalmente ás comunidades e entidades já se programam anualmente para o processo da Romaria, que se inicia no ato de definição do local. Todo o processo de preparação, reuniões locais, produção de material, definição da temática, animação e organização das comunidades são componentes que fazem parte do grande dia, quando o povo de Deus vivencia o dia e o local como momento e lugar sagrados. Lugar do encontro, da prece, da denúncia, do anúncio e da confraternização, onde os Romeiros da Terra se abastecem de energias positivas para continuar sua caminhada pela terra livre e “sem males”.

Todos os anos ,a partir da leitura e percepção da CPT é escolhido uma temática especial que norteia as reflexões da celebração de cada Romaria . Para 2016, em sintonia com toda a  Igreja que se empenha para colocar em pratica as exigências do tempos atuais, desafiados pela encíclica papal “ LAUDATO SÌ e impulsionados   pela temática da CF 2016.

O Município de Tomazina que receberá  a Romaria,  é parte da Diocese de  Jacarezinho, Região Norte Pioneiro  do Paraná . É a primeira paroquia da Diocese de Jacarezinho, que este ano celebra seus  90  anos. E portanto a Diocese mãe das regiões norte e noroeste do Paraná.  Datado do mesmo período o  Município é criado  em 1951 no dia 14 de novembro. . É uma Região de uma beleza e potencial ecológico muito grande, São várias cachoeiras que circulam o município .  Apesar do potencial, o Turismo Rural  não é muito  procurado. Com população quase 9.000 mil habitantes, que se dividem em praticamente metade na zona urbana e metade no campo.

É um município tipicamente agrícola,  com destaque  na produção  agrícola, de café, milho, feijão, tem bacia leiteira significativa e de gado de corte . Mas também produz verduras,  hortaliças e grãos de exportação. Tem presença de monocultivos de pinus e eucalipto. E há na região projetos de instalação de PCH, no Rio Cinzas, afetando o Salto Cavalcanti, área de lazer das comunidades da região. No município há ainda a presença de 02 comunidades indígenas do povo Guarany, população originária da região norte do Paraná

Por ser um município de potencial  agrícola  tem um número significativo de pessoas no campo, inclusive com experiências e iniciativas de preservação e recuperação dos recursos naturais e de cuidado com o meio ambiente e as pessoas.

Precisando melhor a realidade da população  na região de Tomazina  no campo, constata-se  uma realidade semelhante a nacional: uma população que apesar das resistências, está ameaçada pelo  êxodo rural,  por falta ou precariedade de políticas públicas referente a educação, segurança, saúde, cultura, esporte, direito a terra e acesso a programas  de créditos.

Por outro lado, percebe-se a resistência dos grupos e comunidades camponesas e seu protagonismo  na reprodução do campesinato e nos modos e jeitos de viver e produzir. Com sua participação efetiva nas iniciativas agroecológicas,  das feiras  e festas de troca de sementes, de uma produção de alimentos  saudáveis , na construção de uma educação do campo, na participação efetiva dos movimentos de luta pela reforma agrária e acesso a terra e outros direitos humanos, culturais e ambientais.

Quando nos damos conta do reflexo de Deus em tudo o que existe, porque criou tudo o que era bom, para o bem viver,  o coração experimenta o desejo de adorar o Senhor por todas as suas criaturas e juntamente com elas, como se vê neste gracioso cântico de São Francisco de Assis:que já nos convocava a reconhecer a grandeza  de Deus pai criador:

“Louvado sejas, meu Senhor,
com todas as tuas criaturas,
especialmente o meu senhor irmão sol,
o qual faz o dia e por ele nos alumia.
E ele é belo e radiante com grande esplendor:
de Ti, Altíssimo, nos dá ele a imagem.
Louvado sejas, meu Senhor,
pela irmã lua e pelas estrelas,
que no céu formaste claras, preciosas e belas.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento
pelo ar, pela nuvem, pelo sereno, e todo o tempo,
com o qual, às tuas criaturas, dás o sustento.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água,
que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo,
pelo qual iluminas a noite:
ele é belo e alegre, vigoroso e forte”.

Informações e-mail
E-mail: cptparana@gmail.com
Telefone (43) 3347-1175

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.