Noite de Espiritualidade - Paroquia Nossa Senhora da Boa Viagem (7)Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Vinde e vede” (João 1, 39)

De forma a suscitar novos missionários e manter acesa a chama e o fervor que conduz ao comprometimento com as Santas Missões Populares Permanentes, foi realizada uma noite de espiritualidade na Paróquia no dia 08/06, às 19h30min, levando lideranças e comunidade presentes à reflexão da Palavra de Deus “à luz dos sinais e fatos da vida”.
Para tanto, criou-se a ambientação utilizando-se de materiais colocados sobre um tapete no corredor da Igreja, que pudessem levar os presentes a se identificar com fatos da vida, analisados à luz da Palavra de Deus, proclamada no início do evento (Jo 1, 1-39).
O material consistia numa mescla de fé e razão (bíblia, tenda, velas, imagens, flores, galhos verdes e secos, água, cinza, carro, remédios, etc.). Propiciou-se um momento teológico, mas também terapêutico, atingindo o objetivo proposto, até porque se faz necessário que tenhamos a compreensão de nós mesmos, para melhor apreensão do que vivenciamos e melhor entendimento dos outros, condição para que possamos ajudá-los.
Dentre as manifestações, houve a identificação com determinados símbolos representados pela água, e o nosso compromisso enquanto batizados; o pó, refletido na vida enquanto origem e retorno à casa do Pai; as diversas fases da vida em que às vezes somos um galho verde, outras um galho seco, estéril; a Palavra (o Verbo) que se fez carne e caminha conosco, nos carregando neste mundo onde tudo é transitório e materialista, onde o ativismo nos leva a estar sempre muito ocupados, entretanto, por vezes infelizes, sem saber onde queremos chegar, falta sentido para nossas vidas, falta-nos Deus, que sob a justificativa de falta de tempo fica relegado a um segundo plano. Por fim, ao final, concluiu-se que Jesus é o Caminho, Verdade e Vida. Na sua palavra esta a vida, que é luz para todos os homens, que somos todos nós que vivemos, ocasionalmente, na escuridão, encontrada nas dores e desafetos deste mundo.
Que a nossa passagem por este mundo poderá ser agradável, nossa colheita razoável ou ruim, dependendo do que semearmos. Que o segredo esta em que consigamos enxergar o Cristo até mesmo em nossos sofrimentos, pois não estamos isentos deles; em sermos seguidores de sua Luz, na certeza de que a Luz de Deus esta presente em nós e assim não deixarmos de ser luz e bálsamo para aqueles irmãos que sofrem. Devemos seguir os ensinamentos de Jesus e o seu exemplo de vida, amando-nos uns aos outros, e, enquanto cristãos batizados e missionários, seguir o exemplo de João Batista que, com humildade, usava do respeito que as pessoas tinham por ele para falar sobre Jesus. Para este fim, se faz necessário conhecer melhor a Jesus, criar laços de intimidade com Ele, para podermos levá-Lo e apresentá-Lo às pessoas. ”Vinde e Vede”, aceitemos este convite de Jesus e façamos esta experiência.

Pe. Luiz Laudino
Pároco Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

[Best_Wordpress_Gallery id=”65″ gal_title=”Noite de espiritualidade – Paróquia N. S. da Boa Biagem”]

One Reply to “Noite de espiritualidade”