CRB Postulinter (1)

No dia 12 de junho de 2016, em um domingo de muito frio, os formandos e formandas da CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil do núcleo Londrina junto com os seminaristas do Seminário Propedêutico da Arquidiocese de Londrina se reuniram na EPESMEL para o 2º encontro formativo do Postulinter da Arquidiocese. A temática do encontro foi a Missão à Luz da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium que foi assessorada pela Irmã Catarina da Silva, Missionária Xaveriana.

A acolhida dos participantes foi realizada pelas formandas das Irmãs de Cristo Pastor e os seminaristas do Propedêutico, cada congregação apresentou de forma breve seu carisma. Após a oração inicial conduzida pelas formandas das Missionárias Claretianas deu-se início a exposição da Irmã Catarina.

Irmã Catarina apresentou os principais pontos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, além de comentar a leitura de algumas passagens do Evangelho, destacando a vivência de sua missão na Tailândia.

Foram realizados dois momentos de partilha, onde os formandos, divididos em 4 grupos, puderam realizar a leitura dos capítulos da Evangelii Gaudium, além de compartilharem de suas experiências e anseios para ao serviço à Igreja sob a luz da exortação do Papa Francisco.

Ao final da explanação da Irmã Catarina acerca da Exortação Apostólica, os formandos e formadores escutaram as belíssimas histórias da missão realizada pela missionária nas terras tailandesas. O encontro encerra com a celebração da Santa Missa em ação de graças, presidida pelo Frei Everton OCD, concelebrada pelo Pe. Augustin MX e Pe. Carlos, Josefino de Murialdo.

A mensagem que ficou gravada no coração de todos os formandos da CRB do núcleo de Londrina e do Seminário Diocesano Propedêutico é ouvir a voz de nosso pastor, o Papa, que convida a Igreja “anunciar e levar a salvação de Deus a este nosso mundo, que muitas vezes se sente perdido, necessitado de ter respostas que encorajem, dêem esperança e novo vigor para o caminho” (EG 114). Levar a esperança aos pobres e ir de encontro com aqueles que estão afastados, partilhando com eles um amor autentico “permitindo-nos servir o outro não por necessidade ou vaidade, mas porque ele é belo, independentemente da sua aparência” (EG 199).

Rogamos a Virgem Maria, a Mãe da Evangelização que nos auxilie em nossos caminhos para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz (EG 288)

Postulante Felipe Ribeiro, OCD.

CRB Postulinter (11)