Até o dia 12 de outubro, o arcebispo dom Geremias Steinmetz vai celebrar missas em todas as paróquias da arquidiocese dedicadas a Nossa Senhora Aparecida. A programação é uma preparação para a festa da padroeira do Brasil, celebrada no dia 12. Como em um dia só o arcebispo não conseguiria participar da missa em todas as paróquias dedicadas à padroeira, a programação foi dividida em vários dias. No total, são sete paróquias com o título de Nossa Senhora Aparecida: três na cidade de Londrina (incluindo o santuário da Vila Nova) e quatro em municípios da região: Porecatu, Primeiro de Maio, Cambé e Rolândia. No dia 12, o arcebispo celebra a Santa Missa no santuário às 15h e às 19h.

A programação visa celebrar com as comunidades esse momento importante para o povo brasileiro e para a vida da Igreja. “Conseguimos fazer uma programação para estarmos em todas as comunidades [dedicadas a Nossa Senhora Aparecida] e assim podermos dar uma palavra de ânimo, de recomeço, uma palavra, sobretudo, de que a devoção a Nossa Senhora de fato ilumina todo trabalho de evangelização (…) Nossa Senhora é presença na Igreja. Ela é ícone da evangelização, ela é ícone da Igreja, é aquela que de fato deu vida a todo o mistério da encarnação”, destaca dom Geremias.

O arcebispo fala da importância de se olhar para o momento histórico em que Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul para se falar da presença de Maria também na situação enfrentada pelo Brasil hoje. “Nossa Senhora Aparecida não é apenas um ícone religioso, mas é um ícone social, de um verdadeiro anúncio de que nós temos que acolher as pessoas necessitadas, que temos que também denunciar injustiças, que temos que pregar realmente a igualdade, essa igualdade que é bem a base do evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”, explica.

Confira a programação:

3/10 – 19h – Missa de abertura da novena da padroeira na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Porecatu (Praça Pe. Calógero Gaziano, 336, Porecatu-PR)

6/10 – 19h – Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Primeiro de Maio (Rua 14, 237, Primeiro de Maio-PR)

7/10 – 15h30 – Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Cambé (Rua Antônio Dias Adorno, 198, Cambé-PR)

8/10 – 19h30 – Missa da padroeira e Missa do Nascituro na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Rolândia (Rua Reinaldo Massi, 762, Rolândia)

10/10 – 8h – Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Km 9 (Rua dos Taxistas, 300, Jardim União da Vitória 2)

10/10 – 19h – Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Jardim Igapó (Rua Polônia, 390, Jardim Igapó)

11/10 – 19h – Celebração das vésperas solenes no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina (Rua Grajaú, 257)

12/10 – 9h – Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, da Paróquia São Vicente Palloti, de Cambé

12/10 – 15h – Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina (Rua Grajaú, 257)

12/10 – 19h – Missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Londrina (Rua Grajaú, 257)

Pascom Arquidiocesana