#Compartilhe

dom Darci NicioliA carta apostólica do Papa Francisco sob forma de “Motu Próprio” Mitis Iudex Dominus Iesus, que trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no Código de Direito Canônico, foi tema da 54ª Assembleia Geral da CNBB nesta segunda-feira (11).

Um vade-mécum (um guia de referência para instruir os leitores do Motu Próprio) ajudará os bispos a encontrar os conteúdos relativos às questões específicas de um processo da declaração de nulidade do casamento. Entre as novidades desse documento está a declaração do papa de que o processo seja mais rápido.

O assunto foi abordado na entrevista coletiva do dia. O Motu Próprio é uma carta apostólica de iniciativa do Papa, “de própria iniciativa” conforme explicou dom Darci Nicioli, que foi o responsável por conduzir a coletiva,  “e certamente ele ouviu o clamor das bases, clamor das igrejas particulares do mundo todo, que versava sobre o problema do processo canônico que diz respeito às questões de nulidade matrimonial. Ele pediu maior celeridade nos processos”, complementou.

Sobre esse assunto dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar de São Paulo (SP), realizou uma explanação (clique aqui para ouvir).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.