Nos dias 14 a 16 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião ordinária da Comissão Regional de Presbíteros (CRP) do Paraná. A primeira parte da reunião se deu em Londrina (PR), na manhã do dia 14, apenas com o presidente da CRP, Padre Emerson Lipinski, o vice-presidente, Padre Silvio César Pereira e o vice-secretário, Padre Ivanildo Gasparin, com os padres da coordenação da Pastoral Presbiteral da Arquidiocese de Londrina, com o objetivo de organizar o Torneio Regional de Presbíteros, que lá acontecerá nos dias 23 e 24 de maio.  

 

A partir da tarde do dia 14, a reunião continuou na cidade de Castro (PR), com a presença de Dom Walter Jorge Pinto, bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros no Paraná, e diversos padres coordenadores da Pastoral Presbiteral nas Arqui/Dioceses do Paraná.  

 

O cuidado com a saúde mental dos padres foi um dos temas em pauta na reunião. Assunto de grande relevância e preocupação entre os presbíteros, dado que tem sido recorrente o suicídio de padres. A reunião também teve por objetivo avaliar a caminhada da Pastoral Presbiteral nas Arqui/Dioceses do Paraná e planejar as atividades da CRP neste ano.  

 

“Durante a pandemia aprendemos a nos reunir de modo on-line e isso foi muito positivo, todavia, nada substitui o encontro presencial com a troca de experiências, a partilha, os momentos informais e de confraternização”, afirmou Padre Emerson Lipinski. 

 

Entre os principais eventos programados pela CRP para 2022, estão: o Encontro Nacional dos Presbíteros, que se realizará em Aparecida (SP); Encontro Regional de Presbíteros, que ocorrerá em Umuarama (PR), nos dias 23 a 26 de agosto; o Encontro de Formação Integral, para presbíteros com 10 a 25 anos de ordenação; e o Torneio Regional dos Presbíteros. 

 

Sobre esse primeiro encontro, Padre Emerson avaliou: “Foi uma reunião muito positiva, trouxe esperança e luzes para a caminhada. Desde 2020, passamos por momentos de muitas dores e angústias, especialmente, pela morte dos 24 padres, vítimas da Covid-19, em nosso regional. Agora, queremos ressurgir da pandemia, retomar a caminhada, o planejamento, o entusiasmo por cuidar dos cuidadores, cuidar dos presbíteros”.  

Karina de Carvalho
CNBB Regional Sul 2

 

Fotos divulgação

 

Começou na última quinta-feira dia 10 de fevereiro com celebração da Santa Missa, ao meio dia, on-line no YouTube, Facebook e no  Instagram e também de presencial, a devoção das 15 quintas-feiras, no Futuro Santuário Santa Rita de Cássia de Londrina-PR. Amanhã, dia 17 fevereiro com o tema Infância de Rita será o segundo dia.

 

Essa é uma devoção antiga principalmente em Cássia, Roccaporena e muitas cidades da Itália e do mundo inteiro. No Brasil ganhou força a partir de 1940. É uma devoção que acontece nas 15 quintas-feiras que antecede o dia de Santa Rita (22 de maio), também é o dia de Adoração ao Santíssimo e segundo algumas biografias, Santa Rita teria falecido numa quinta-feira. Nesse dia podemos também vestir roupa preta e branca como é o hábito das Monjas Agostinianas.

 

Rita pediu a Jesus para sofrer um pouco das suas dores, de sua Paixão, e recebeu o Estigma na testa e sofreu por 15 anos, com as dores e o mau cheiro da ferida, por isso recebeu da Igreja a Palma do martírio , não de sangue mas o Branco (do sofrimento), com as 3 Coroas da Glórias (de filha, esposa e religiosa). Quando Santa Rita faleceu, a ferida se fechou e um odor de rosas, exala de seu corpo incorrupto na Basílica em Cássia, chamado pela Igreja de O odor de santidade.

Em honra destes quinze anos em que Santa Rita sofreu com a chaga (estigma), foi instituída a prática das Quinze Quintas-Feiras de Santa Rita, observada no decurso das quinze semanas que precedem a festa de Santa Rita em 22 de maio.

 

A força do impossível de Santa Rita é JESUS. Onde está Jesus, está Santa Rita e seu amor por ELE, e o ensinamento das virtudes de Santa Rita nos leva a alcançar nossos impossíveis que nos leva a Jesus.

 

A cada quinta-feira, um conselho de Santa Rita para seus devotos, um tema específico para oração e meditação. É como se ELA lhe entregasse uma rosa espiritual. Ao final das 15 quintas-feiras, cada um terá um ramalhete espiritual, que deverá ser entregue à Santa Rita, assim ELA apresentará a Jesus esse ramalhete e graças serão alcançadas.

 

Acontecerá a Santa Missa as 12h, seguida da  exposição do Santíssimo para Adoração.

Confira os temas de cada quinta-feira:

10 de fevereiro – Nascimento de Rita

17 fevereiro – Infância de Rita

24 de fevereiro – Rita, a jovem piedosa

03 de março Rita – esposa exemplar

10 de março – Rita, a mãe cristã

17 de março – Rita viúva

24 de março A entrada de Rita no mosteiro

31 de março – No caminho para o céu

7 de abril – A caridade de Santa Rita

14 de abril – Os santos votos

21 de abril – Mortificação de Santa Rita

28 de abril – Santa Rita a esposa do crucificado

5 de maio – Santa Rita em Roma

12 de maio – Morte de Santa Rita

19 de maio – Nos esplendores da glória.

 

Futuro Santuário Santa Rita de Cássia
Rua Pedro Abelardo, 70, Jd. Califórnia – Londrina – PR

A Escola oferece uma formação sistemática para educadores(as) e assessores(as), permitindo a reflexão sobre sua pessoa e seu público, com temas ligados às realidades juvenis contemporâneas, possibilitando a capacitação metodológica/técnica necessária para o acompanhamento qualificado na ação multiplicadora em que atuam.

 

O valor de investimento é de R$80 reais para cada módulo. As assessorias serão de grandes referências do trabalho com as juventudes.
A Escola será no modo presencial, no CJV, em Londrina.

Link de inscrição: https://forms.gle/2RjAwgDpB2wA8uAY7

Mais informações:
E-mail: cjvosj@gmail.com
Tel.: (43) 3327-0123
Cel.: (43) 98808-9565

 

 

 

 

A primeira comunidade do Caminho Neocatecumenal da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Decanato Oeste, realizou entre os dias 3 e 6 de fevereiro, a convivência de Início de Curso 2022, no Centro de Espiritualidade Monte Carmelo em Londrina. A primeira comunidade da paróquia tem em torno de 35 catecúmenos e mais de 20 crianças que fazem o caminho neocatecumenal há mais de 20 anos.

Detalhes

O MUR Londrina e o Setor Juvenil convidam todos os (as) jovens universitários para um encontro especial nesse próximo sábado, 05 de fevereiro, a partir das 16h no auditório da Paróquia São José Operário, Decanato Oeste. Um encontro de partilha das alegrias, desafios e esperanças. Teremos também uma formação sobre São Tomás de Aquino, um profundo momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa com benção e entrega das canetas aos universitários. Deus chama vocês, jovens universitários, a cooperar juntamente com os vossos amigos e professores para que a seiva do Evangelho renove os corações humanos e toda a humanidade.

 

“Queridos estudantes, encorajo a abrir os corações e as mentes. A não se satisfazer dos pensamentos corriqueiros, aparentemente hegemônicos, de um mundo em que a diversidade é conflito. Que vocês possam sentir a ambição saudável de acrescentar alguma coisa de original, que seja também concreto e santificador. ” Papa Francisco

 

Convide seus amigos de curso e venham participar!

 

PARÓQUIA SÃO JOSÉ OPERÁRIO
R. Ruy Virmond Carnascialli, 486 –Jardim Leonor – Londrina – PR

 

Diácono Alex Aparecido Barboza
Ordenação Presbiteral 26/02/2022 (sábado) às 17h
Paróquia São Francisco Xavier (R. Rio São Francisco, 200, Jd. Santo Amaro, Cambé PR)

 


 

 

Diácono Paulo Ricardo Batista
Ordenação Presbiteral 19/03/2022 (sábado) às 16h
Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes (Jardim Novo Bandeirantes, Cambé PR)

 


 

Diácono Elizeu Bonfim de Souza
Ordenação Presbiteral 26/03/2022 (sábado) às 10h
Paróquia São Pedro (Rua Guarani, 416, Corumbataí do Sul PR)

 


 

 

Diácono Renato Aparecido Ferraz Pelisson
Ordenação Presbiteral 23/04/2022 (sábado) às 19h
Paróquia Nossa Senhora da Paz (Rua Primeiro de Maio, 350, Centro, Ibiporã PR)

 


 

 

Diácono Rodrigo Nunes dos Santos
Ordenação Presbiteral 07/05/2022 às 16h
Paróquia da Ressurreição (Av. Francisco Serpeloni, Jardim São Fernando, Rolândia PR)

Formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022:
“Fraternidade e Educação – Fala com a sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26).

Sexta-feira, 4/2, 19h30.
Assessoria: Pe. Vilmar Serighelli, assessor eclesiástico da Pastoral da Educação do Regional Sul 2 da CNBB.

Realização: Província Eclesiástica de Londrina – Arquidiocese de Londrina, Diocese de Apucarana, Diocese de Cornélio Procópio, Diocese de Jacarezinho.

 

Participe!

 

 

 

 

Ano novo já começou e vem com muitas promessas de graças e Bênçãos de Deus em nossas vidas pela intercessão de Santa Rita de Cássia. Vamos começar 2022 recorrendo a Santa das Causas impossíveis, pedindo especialmente pelo fim dessa pandemia. A ela confiamos mês a mês, todo dia 22, nossas preces, orações e pedidos, através do Dozenário do impossível que estamos fazendo.

 

A presença e intercessão de Santa Rita podem  ser sentidas e testemunhadas, em cada vela acessa na Capelas de Velas, orações feitas na Gruta, objeto deixado na Capelas de Graças, intenções colocadas nas caixas de orações,  testemunhos que nos chegam, ou em cada clamor diante da Relíquia, tanto nos dias devocionais, como em outros dias, durante ao no final de semana. Nosso Santuário tem se tornado um lugar de muita fé, oração,  curas, milagres, libertação, conversão, esperança e confiança diante das provações e dificuldades de nossas vidas.  Há uma movimentação de muita devoção em nosso Santuário, peregrinos e romeiros vem orar aqui neste lugar  místico, espiritual. Nosso Santuário é uma pedacinho do céu,  onde se pode tocar, experimentar as graças e as  bênçãos de Deus, pelas mãos intercessoras de Santa Rita.

 

Estamos dando passos largos, Rumo a  Santuário. Nosso Dia Devocional, tem sido esse momento particular, especial, da nossa vida de Santuário, um dia onde os  devotos vem celebrar sua madrinha espiritual, com muita confiança.  A programação  sempre é pensada para ajudar justamente os devotos de Santa Rita na sua fé e devoção.  Veja como vamos celebrar o último Dia Devocional do ano. Organize sua romaria, sua peregrinação e venha orar conosco, conhecer e visitar nosso Santuário.

 

E em especial, este dia devocional terá um caráter solidário!!! Estaremos recebendo doações de alimentos para as 90 famílias de nossa comunidade que são atendidas pela Pastoral da Acolhida.

 

MISSAS DO DIA 22 (em todas, rezaremos o Dozenário dos Impossíveis)

 6h15 – Missas com Bênçãos das Rosas;

12h – Missa com a Bênção das Rosas;

15h – Missa com Benção das Rosas;

19h – Missa Solene com a Bênçãos das Rosas.

 

Futuro Santuário Santa Rita de Cássia
Rua Pedro Abelardo, 70, Jd. Califórnia – Londrina – PR