
Celebrada no segundo Domingo da Páscoa, festa foi instituída por São João Paulo II em 2000. No marco dos 25 anos e vivendo o Jubileu de Esperança, celebrações contarão com peregrinação da misericórdia
Neste ano, a Festa da Misericórdia, celebrada sempre no segundo Domingo da Páscoa, será vivida dentro do Ano Santo da Esperança, o Jubileu Ordinário de 2025. A partir do lema tirado do Diário de Santa Faustina: “Coloquem a esperança na Minha misericórdia” (n. 1146), a festa será chamada de Jubileu da Misericórdia e contará com peregrinação da misericórdia, no domingo, 27 de abril, saindo do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, até a Catedral.
Os fiéis são convidados a viverem bem a espiritualidade pascal, unidos em oração pela paz no mundo e pelas famílias. Neste dia, fazendo a peregrinação, é possível obter indulgência plenária do Ano Jubilar. A programação começará com a concentração às 13h30 no Santuário e peregrinação até a Catedral, seguindo o itinerário da arquidiocese. Às 15h, Hora da Misericórdia, o Santíssimo será exposto para adoração na Catedral. Também será rezado o Terço da Misericórdia e louvores à Divina Misericórdia, concluindo com a bênção do Santíssimo.
Em seguida será ministrada uma palestra sobre o Ano Santo e a Divina Misericórdia, e a imagem de Jesus Misericordioso ficará exposta para veneração. Os fiéis também rezarão o Santo Terço Mariano, encerrando com a Missa presidida pelo arcebispo dom Geremias Steinmetz.
Preparação para a festa
A preparação para a festa contará com a Novena à Divina Misericórdia, que começa na Sexta-feira Santa e segue até o sábado véspera do segundo Domingo da Páscoa. Na Semana da Misericórdia, que inicia na segunda-feira após a festa da Páscoa, a imagem de Jesus Misericordioso ficará exposta em diversas paróquias para veneração.
Juliana Mastelini Moyses
Arquidiocese de Londrina
