Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Arquidiocese de Londrina

25 fevereiro, 2025
#Compartilhe

Lideranças da Arquidiocese de Londrina participaram no dia 15 de fevereiro, do Seminário sobre a Campanha da Fraternidade 2025, promovido pela Comissão Pastoral da Terra, pastorais sociais e Comunidades Eclesiais de Base. O tema “Fraternidade e Ecologia Integral” foi ministrado pelo professor Jelson Oliveira, pesquisador de questões ambientais, ética ambiental e Ecologia Integral. O encontro, que também foi transmitido ao vivo, teve a participação de 50 pessoas, entre elas o arcebispo dom Geremias Steinmetz, agentes de pastorais, religiosos e seminaristas.

A Campanha da Fraternidade é celebrada todos os anos pela Igreja no Brasil no período da Quaresma, que inicia na Quarta-feira de Cinzas e vai até a Sexta-feira Santa. É um convite, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a buscar a conversão quaresmal de modo pessoal, comunitário e social. Neste ano o apelo especial é louvar a Deus pela beleza da criação, a partir do lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).

A campanha é motivada pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia.

O assessor do seminário, professor Jelson, o papel que a Igreja tem na conscientização sobre a importância de se cuidar da Casa Comum, principalmente frente ao avanço tecnológico e o modo de vida consumista do ser humano de hoje. “A Igreja é uma força difusora de uma nova consciência em relação aos fatos e de um novo estilo de vida, que é o que nós queremos, um novo estilo de vida capaz de, inspirados em São Francisco, enfrentar esse, digamos assim, nosso dilema”, ressaltou.

Segundo o assessor, as questões climáticas devem ser encaradas pela ótica da Ecologia Integral, como propõe a campanha, com foco nas pessoas vulneráveis, que muitas vezes estão mais expostas aos efeitos negativos das questões climáticas. “Então essa nossa reflexão mostra como a ideia de Ecologia Integral, que é o ponto chave da Campanha da Fraternidade, que está ligado então à ideia de Casa Comum, como essa Ecologia Integral também deve ser pensada do ponto de vista da justiça climática”, acredita.

O arcebispo dom Geremias fez uma breve fala aos presentes destacando que a Campanha da Fraternidade sobre a Ecologia Integral provoca a todos. “A nossa fé nos ensina que tudo está interligado, para a gente poder viver e para todos poderem viver: Ecologia Integral. Penso que justifica a preocupação da Igreja com esta Campanha da Fraternidade.

Pascom Arquidiocesana

Fotos: Renata Lima

Faça um comentário

Categorias

top