Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

Formação dos GBR no Decanato Porecatu aborda livro dos Salmos e Ano Vocacional

Arquidiocese de Londrina

28 março, 2023
#Compartilhe

No dia 26 de março, animadores e coordenadores paroquiais dos Grupos Bíblicos de Reflexão (GBR) do Decanato Porecatu tiveram uma formação sobre a temática trabalhada neste ano nos grupos, o livro dos Salmos, e o Ano Vocacional. A formação foi ministrada pela irmã Salette Besen, coordenadora arquidiocesana dos GBR, e pelo padre Glauber Gualberto, assessores.

Irmã Salette falou sobre o Ano Vocacional 2023, que motiva a viver em profundidade a própria vocação e missão. “Jesus chamou e enviou os que Ele mesmo quis”. O texto de Mc (3,13-19) fundamenta a origem do chamado, assim como a passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-24), explica a irmã. “Eles estavam fugindo, voltando para a casa. A morte de Jesus na cruz tinha matado neles a esperança. Jesus se aproxima e caminha com eles. Escuta-os. Ilumina as suas dificuldades com a Palavra de Deus. Permanece com eles, ceia com eles e, no partir do pão, ‘os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus’.”

A partir da experiência de estar com Jesus, continua a irmã, os discípulos se levantam imediatamente e vão anunciar aos apóstolos e ao povo que Jesus havia ressuscitado e esteve com eles.

Os participantes da formação tiveram também um momento de partilha das dificuldades e esperanças dos GBR. “Momento também de escutar o que Jesus lhes falava a partir dessa realidade para prosseguir o caminho com esperança e na certeza de que Cristo Ressuscitado caminha sempre conosco, nas alegrias e dificuldades”, destaca a irmã.

Salmos

A formação sobre o livro dos Salmos foi ministrada pelo padre Glauber Gualberto. O assessor ajudou a refletir sobre a importância desses cantos de louvor a Deus, que são permeados pela realidade cotidiana do povo. “Os Salmos são leituras poéticas que contam uma história, um fato, uma situação de um indivíduo ou de uma comunidade, enfatizando a relação destes com Deus, o Senhor da história.” A realidade humana é rica e diversa, e assim também são os textos que acompanham a oração.

Segundo a irmã Salette, os presentes participaram e manifestaram muito interesse na manhã de aprendizados e trocas de experiências. “Graças a Deus tivemos uma abençoada formação dos GBR”, destacou Luis Carlos. “Que o Espírito Santo ilumine com discernimento, entendimento e sabedoria a todos os animadores na missão de levar a Palavra Deus a todos que encontrarem”, desejou Chirley Fátima.

GBR

Fotos: Divulgação

Make a Comment

Categorias

top