Rua Dom Bosco, nº 145, Jd Dom Bosco - Londrina PR
Arquidiocese de Londrina
Arquidiocese de Londrina

É novamente Natal!

Arquidiocese de Londrina

25 dezembro, 2024
#Compartilhe

É sempre agradável recordar as grandes verdades da fé, pois elas geram esperança na continuidade dos desafios que a vida nos apresenta. Sim, geram Esperança! A certeza de que Deus está no nosso meio e caminha conosco traz conforto, reanima a coragem e produz força para viver a vida na alegria e na paz. Celebramos isso de maneira especial no Natal e no Tempo de Natal. A centralidade está justamente no “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38) e “O Verbo se faz carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). O dom da paz também está fortemente presente no anúncio do Natal. Diz o texto de Lc 2,14 falando do anúncio dos anjos aos pastores: “Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos que são do seu agrado”. O dom da vinda do Senhor é a Paz. A religiosidade popular, a música, a arte pictórica, a espiritualidade desenvolveram muito a compreensão do tempo de Natal, pois continua a falar com a ternura de Deus ao coração humano. A sede e o desejo de Deus continuam presentes na vida da humanidade.

No ano de 2025 celebraremos, convocados pelo Papa Francisco, o Jubileu de Esperança. Na Bula de Proclamação do Jubileu Ordinário de 2025, Spes non confundit – a esperança não decepciona – o Santo Padre justifica: “Todos esperam. No coração de cada pessoa, encerra-se a esperança como desejo e expectativa do bem, apesar de não saber o que trará consigo o amanhã. Porém, esta imprevisibilidade do futuro faz surgir sentimentos por vezes contrapostos: desde a confiança ao medo, da serenidade ao desânimo, da certeza à dúvida. Muitas vezes encontramos pessoas que olham, com ceticismo e pessimismo para o futuro, como se nada lhes pudesse proporcionar felicidade. Que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança! A Palavra de Deus ajuda-nos a encontrar as razões para isso”.

Quero desejar a todos um Feliz e Santo Natal! Que seja um momento histórico para retomar os pétreos valores que a fé nos ensina. Neste Natal de 2024, valorizemos a família como espaço vital para viver a paz; valorizemos também a fé no Senhor que vem, como propulsor para a paz; valorizemos a comunidade como nascedouro de uma vida guiada pela paz; que compreendamos que o Mistério da Salvação é que plenifica a vida vivida na paz. Que o menino que nasce nos inspire para uma vida inteira de alegria e humanidade partilhada. Feliz Natal! Que a Esperança lhes encha o coração!

Dom Geremias Steinmetz
Arcebispo de Londrina

Artigo publicado na Folha de Londrina no dia 24 de dezembro de 2024

Make a Comment

Categorias

top