
Na tarde do sábado, 22 de março, na Paróquia São José Operário, Jardim Leonor, cerca de 300 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão do Decanato Oeste participaram da formação sobre a Santa Missa, ritos e partes. A formação foi conduzida pelo Pe. Dirceu Reis, decano. O padre apresentou os seguintes documentos como referências bibliográficas da formação desenvolvida: a constituição Sacrosanctum Concilium, a instrução Redemptionis Sacramentum, a encíclica Ecclesia de Eucharistia e a exortação apostólica Sacramentum Caritatis.
Durante a formação o padre apresentou a teologia e a espiritualidade de cada rito da liturgia com sua história e fundamentação bíblica. Os (as) ministros tiveram a oportunidade de apresentar suas dúvidas a fim de uma participação cada vez mais consciente, piedosa e ativa.
A Eucaristia leva-nos sempre ao ápice da ação de salvação de Deus: o Senhor Jesus, tornando-se pão partido para nós, derrama sobre nós toda a sua misericórdia e o seu amor, como fez na cruz, de modo a renovar o nosso coração, a nossa existência e a nossa forma de nos relacionarmos com Ele e com os irmãos. O Concílio Vaticano II afirma: «Sempre que no altar se celebra o sacrifício da cruz, na qual Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, realiza-se também a obra da nossa redenção» (Lumen gentium, 3).
Pascom Paroquial








